n. 11 (2021)

Emoções

O tema do 11.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, intitulado "Emoções", está relacionado com crianças e adolescentes, mas também com todos os actores e contextos associados, nomeadamente a família, a escola, o grupo de pares e a comunidade. Segue-se uma perspectiva ecológica e desenvolvimentista, tendo em conta as especificidades e as diversidades destes grupos etários e uma abordagem multidisciplinar. As comunicações vão ser apresentadas sob a forma de conferências, simpósios, mesas temáticas, workshops e pósteres.

Sumário

Simpósio — Emoções ao longo da vida

Fatores contextuais envolvidos nas escolhas de carreira: revisão de estudos e implicações para a prática docente = Contextual factors involved in career choices: review of studies and implications for teaching practice
Liliana Faria
Fatores associados a dificuldades de regulação emocional em jovens universitários = Emotional regulation difficulties and associated factors in university students
Teresa Santos, Paulo Correia Ferrajão, Rui Costa
Regulação emocional como mediador da relação entre variáveis psicológicas/comportamentais com a qualidade de vida em jovens universitários = Emotional regulation as a mediator of the relationship between psychological/behavioral variables and quality[...]
Paulo Correia Ferrajão, Teresa Santos, Rui Costa
As emoções nos técnicos em contexto de intervenção socioeducativa com crianças e jovens em risco/perigo = Emotions of technicians in context of social-educational intervention with children and young people at risk
Armanda Branquinha, Vera Pereira, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro
Vitimação infantil e labilidade afetiva em reclusos = Child victimization and affective lability in prison inmates
Raquel M. Fernandes, Telma C. Almeida

Simpósio — Autolesões

Comportamentos autolesivos: Que relação com os comportamentos suicidários? = Deliberate self-harm: What relationship to suicidal behaviours?
Maria Gouveia-Pereira, Eva Duarte, Nazaré Santos
Funções dos comportamentos auto-lesivos: um estudo qualitativo = Functions of deliberate self-harm: A qualitative study
Eva Duarte, Maria Gouveia-Pereira, Daniel Sampaio
Projecto de investigação-Acção "Tu és único" - Intervenção em saúde mental na prevenção de comportamentos de risco na adolescência = Comunication: Investigation-Action Project "Tu És Único" – Mental Health Intervention in Prevention of Risk [...]
Maria João Barros, Maria Gouveia Pereira, Susana Lourenço, Tânia Gaspar, Carolina Silva, Daniela Costa, Rodrigo Coelho
Os comportamentos autolesivos na adolescência: abordagem quantitativa e qualitativa = Self-injurious behaviors in adolescence: quantitative and qualitative approach
Tânia Gaspar, Equipa Aventura Social
Intoxicações medicamentosas voluntárias na urgência pediátrica: uma análise ao período 2017-2018 = Voluntary drug intoxication in pediatric emergency: an analysis for the 2017-2018 [...]
Mário André Macedo, Vera Ramos, Daniel Lanzas, Joana Baltazar
Determinantes sociais e geográficos nas intoxicações medicamentosas voluntárias numa urgência pediátrica = Social and geographical determinants of voluntary drug intoxications in a pediatric emergency
Mário André Macedo, Vera Ramos, Daniel Lanzas, Joana Baltazar

Comunicações — Saúde mental e as emoções

Aconselhamento psicológico de inspiração fenomenológico existencial: cuidados preventivos na primazia das emoções = Psychological counseling inspired by Existential Phenomenological: preventive care in the primacy of emotions
Danielle de Gois Santos Caldeira
Empatia, agressão e violência em adolescentes: um estudo de coorte transversal = Empathy, aggression and violence in adolescents: a cross-section cohort study
Rafael Corrêa, Susana Gaspar, Carmem Beatriz Neufeld, Margarida Gaspar de Matos, Ana Maria de Almeida
Uma intervenção psicoterapêutica, ecológica-construtiva na assessoria técnica externa ao tribunal de família e menores de Mafra = A psychotherapic intervention, ecology contructive in the external tecnical consultancy to the mafra’s family [...]
Eva Delgado-Martins
Musicoterapia e regulação emocional = Music therapy and self-regulation
Teresa Leite, Tânia Gaspar, Joana Gonçalves, Alexandre Caetano, Ana Lapa
Projeto Be.Live – Cria a tua mudança = Be.Live Project – Create your change
Inês Francisco, Paulo Gomes, Susana Bernardo

Comunicações — Desenvolvimento da autorregulação

Comunicação digital: um novo contexto de relacionamento emocional na adolescência = Digital communication: A new context for emotional relationship in adolescence
Sónia Seixas
Autorregulação emocional em jovens: estudo exploratório sobre o papel da meditação em contexto escolar = Emotional self-regulation in young people: an exploratory study on the role of meditation in school context
Helena Rodrigues, Marisa Almeida, Leandra Cordeiro, Esperança Jales Ribeiro
Recursos internos para resiliência e desenvolvimento positivo da juventude em Portugal: Examinando o papel moderador da autorregulação = Internal resources for resilience and positive youth development in Portugal: Examining the moderator role [...]
Diego Gomez-Baya, Gina Tomé, Marta Reis, Margarida Gaspar de Matos
Envolvimento académico na adolescência: o papel das estratégias de regulação emocional = Student engagement in youth: the role of emotional regulation strategies
Anabela Santos, Celeste Simões, Patrícia Arriaga
Projeto Intervir: afetos = Intervir Project: Afetos
Catarina Abreu
Play Therapy: Brincar com e às emoções para a promoção do desenvolvimento infantil = Play Therapy: Playing with and at emotions for the promotion of Child Development
Francisca Soares de Albergaria

Comunicações — Emoções em crianças e bebés

As emoções no processo de desenvolvimento do bebé = Emotions in baby development process
Rosely Aparecida Prandi Perrone
Desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar: Ser rapaz ou rapariga, ter 3 ou 6 anos faz diferença? = Social-emotional development in preschool age: Being a boy or a girl, being 3 or 6 years-old makes a difference?
Sofia Major
E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar = What do I do now? - Emotion knowledge, parent evolvement and coping with preschoolers negative emotions
Márcia Arnaud
"E então tudo mudou…": estudo qualitativo das experiências de vinculação prenatal por parte dos pais (homens) = "And so it changed everything…": qualitative study of fathers’ experiences of antenatal attachment
Ana Lagarto, Maria Duaso
O treino da regulação emocional desde a valência creche = The training of emotion regulation since day-care
Cláudia Garcia, Verónica Riacho
Uma canção para o bebé antes de nascer: emocionalidade oral & musicalidade comunicativa = Song for Baby Before Birth: Oral Emotionality and Communicative Musicality
Eduarda Carvalho

Comunicações — Violência e suicídio

A violência do ainda não-ser = The violence of not being yet
Ana Silva, Isabel Gonzalez Duarte
Ideação suicida e tentativa de suicídio entre adolescentes e jovens: compreendendo risco e proteção na Amazônia brasileira = Suicidal ideation and suicide attempt among adolescents and young people: understanding risk and protection [...]
Lúcia Isabel da Conceição Silva
A violência como expressão emocional e afetiva na adolescência: excitação vs. emoção? = The violence as emotional expression and affective in adolescence: Excitation vs. Emotion?
Isabel Duarte, Teresa Rebelo
Sentimentos de estudantes sobre vivências de violência na escola e comunidade = Students’ feelings regarding school and community violence
João Paulo Mendes Carvalho, Flávia Ribeiro, Raquel Guzzo
Arte na esquadra – Competências emocionais na criação de pontes entre jovens e agentes da PSP = Art at the police station – Emotional skills in creating bonds between teenagers and police officers
Ana Luísa Santos
A Psicologia do Freedive: Estratégias Psicológicas utilizadas por Freedivers profissionais = The psychology of freediving: Psychological strategies used by Professional Freedivers
Susana de Sousa Lourenço

Comunicações — Parentalidade

Violência familiar e no namoro = Family and dating violence
Lourdes Barbosa
Alienação parental e stress tóxico – Emoções sob a perspetiva da prática judiciária em contexto de elevado conflito parental = Parental alienation and toxic stress – Emotions from the perspective of judicial practice in the context [...]
Sandra Inês Feitor
Perceção dos pais e dos jovens sobre o funcionamento familiar: O caso das famílias adotivas = Parents’ and adolescents’ perception about family functioning: The case of adoptive families
Fernanda Salvaterra, Mara Chora
Estilos parentais, vinculação e tolerância à frustração: transmissão intergeracional avós-pais-netos = Parental styles, attachment and frustration tolerance: Intergeneracional transmission grand-parents-parents-children
Rita Ribeiro, José A. Castillo Garayoa, Ignasi Cifre Leon
A violência doméstica na infância e adolescência: clínica e possibilidade de prevenção = Domestic violence in childhood and adolescence: Clinic and the possibility of prevention
Luciana Ferreira Chagas, Maria Lívia Tourinho Moretto
Só se cresce bem, acompanhado – Grupo de pais de crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais = You can only grow well when accompanied – group of parents of children with behavioral and relationship difficulties in the latency[...]
Ana Veríssimo, Mara Candeias, Patrícia Galvão, Teresa Matos

Comunicações — Trauma

Trauma na infância e implicações futuras = Childhooh trauma and future implications
Débora Marques
Relação entre a história de adversidade juvenil e a dificuldade emocional: empatia e alexitimia = Relationship between the history of youth adversity and emotional difficulty: empathy and alexithymia
Andreia Cerqueira, Telma C. Almeida
Identificação das emoções em crianças vítimas: Perceção dos progenitores e das crianças = The emotions in victimized children: The perception of children and their parents
Carolina D. Duarte, Telma C. Almeida
impacto da validação e invalidação emocional parental nos sintomas clínicos de crianças filhas de mulheres vítimas de violência doméstica = The Role of Parental Emotional Validation and Invalidation on Children’s Clinical Symptoms: A Study [...]
Paulo Correia Ferrajão
Roleplaying game como ferramenta de intervenção psicológica em grupo operativo de adolescentes: relato de experiência = Roleplaying game as a psychological intervention tool in adolescents operative group: experience report
Luísa Fialho da Silva, Leonardo Costa Bieber Lopes, Letícia Wilke Franco Martins, Márcia Elisabete Wilke Franco
O Role-Playing Game como ferramenta na estruturação psíquica = Role Playing Game as a tool in psychic structuring
Leonardo Costa Bieber Lopes, Luísa Fialho da Silva, André Kraemer Betts, Letícia Wilke Franco Martins, Márcia Elisabete Wilke Franco

Comunicações — Intervenção em contexto escolar

O trabalho com turmas como fortalecedor de vínculo terapêutico no contexto escolar: um relato de experiência = Working with classes as a therapeutic bond reinforcer in the school context: an experience report
Tatiana da Silva, Luísa Fialho da Silva, Bruna Larissa Seibel, Patrícia Scheeren
E se eles não aprenderem? = What if they don't learn?
Helena Raposo, Raquel Santos, Ana Isabel Russo, Maria do Carmo Franco, Vanda Augusto, Teresa Marques, Manuela Teodoro, Vera Coelho
Ler, criar e pensar – Projecto de intervenção em contexto escolar para a promoção de competências socio-emocionais = Ler, criar e pensar – Intervention project in school context for the promotion of socio-emotional skills
Ema Gomes, Isabel Gonzalez Duarte
Emoções ao rubro na sala de aula: projeto de intervenção numa turma de 4º ano = Red-hot emotions in the classroom: a 4th grade classroom intervention project
Tiago Filipe Miranda, Ema Gomes, Isabel Duarte
Aventura Artemoção em Cascais = Aventura Artemoção in Cascais
Ana Cerqueira, Fábio Botelho Guedes, Marta Raimundo, Marta Barata, Sofia Borges de Sousa, Vera Guerreiro, Tânia Gaspar

Workshops

Pensar as emoções através do Rorschach = Thinking the emotions thought the Rorschach
Isabel Gonzalez Duarte
Declarações para memória futura: Guia de boas práticas = Future memory statements: Guide of good practices
Carolina Nobre, Filipa Fernandes, Joana Marques, Teresa Reis, Iris Ameida
Emoções positivas na viragem da infância para a adolescência: aprendendo a se relacionar = Positive emoticons in the transition from childhood to adolescence: learning to relate
Danielle de Gois Santos Caldeira
O uso do jogo de RPG como ferramenta terapêutica = The use of the RPG game as a therapeutic tool
Leonardo Costa Bieber Lopes, Luísa Fialho da Silva, André Kraemer Betts, Letícia Wilke Franco Martins, Márcia Elisabete Wilke Franco
Psicoterapia e musicoterapia com jovens institucionalizados = Psychotherapy and music therapy with institutionalized youth
Teresa Leite
Ginja: uma série infantil que ensina emoções às crianças = Bulgy: A children's series to teach 5-10 year olds about emotions
Joana Castelhano, Miguel Morin
A sexualidade e a adolescência na deficiência intelectual = Sexuality in intellectual disability and the importance of sex education: a case study
Inês Faustino, António Rebelo
Questões-chave da sexualidade: Infância e adolescência = Sexuality hot topics in childhood and adolescence
Rui Ferreira Carvalho, Maria Joana Almeida, Ana Filipa Beato
Crianças com autismo e as contribuições da ABA no trabalho das emoções = Children with autism and ABA's contributions in the work of emotions
Arizla de Moraes
Aventura Artemoção em Cascais – Intervenção com crianças e jovens em risco psicossocial na promoção de competências socioemocionais = Aventura Artemoção in Cascais - Intervention with children and adolescents at psychosocial risk in the promotion of [...]
Ana Cerqueira, Fábio Botelho Guedes, Marta Raimundo, Marta Barata, Sofia Borges de Sousa, Vera Guerreiro, Tânia Gaspar
Uso da hipnose e mindfulness na gestão de ansiedade = The use of hypnosis and mindfulness in anxiety management
Pedro Rodrigues Ribeiro

Posters

Brincar, emoções e neurociências = Play, emotions and neurosciences
Rosely Aparecida Prandi Perrone, Beatriz Picolo Gimenes
O consumo de álcool pelos adolescentes do ensino secundário na freguesia de Viseu: contributo para a definição de um programa de intervenção em educação para a saúde = Alcohol consumption by teenagers of high school in Viseu county: contribution [...]
Lisandra Araújo, Mavilde Candala, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro
Entre emoções e sentimentos: o que faz uma criança feliz? = Between emotions and feelings: what makes a child happy?
Cristina Fonseca, Érica Fonseca, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro
A regulação emocional nas crianças com PHDA: Perceções e práticas dos professores do 1º ciclo do ensino básico = Emotional regulation in children with ADHD: Perceptions and practices of teachers in the 1st cycle of basic education
Anabela Gomes, Sabrina Ferreira Barbosa, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro
Reconhecimento emocional: as emoções na voz das crianças = Emotional recognition: emotions in children's voice
Cristina Guimarães, Paula Pereira, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro
Escala de dificuldades de regulação emocional: associação com estratégias de regulação emocional e problemas emocionais e de comportamento = Difficulties of emotion regulation scale: association with Emotion Regulation Strategies [...]
Maria Pinheiro, Isabel Sá, Sónia Fernandes
Projeto Intervir: afetos = Intervir Project: Afetos
Catarina Abreu, Marta Barreiros, Marília Braga, Ana Morato
Projeto Intervir: Psicomotricidade na Escola e Sonhar Acordado = Intervir Project: Psychomotricity in School and Sonhar Acordado
Marília Braga
Depressão e habilidades sociais na adolescência: Um estudo de foto-elicitação = Depression and social skills in adolescence: A photo-elicitation study
Gabriela Trombeta Santos
Depressão e habilidades sociais na adolescência: Um estudo quantitativo
Gabriela Trombeta Santos
Mindfulness e a regulação emocional = Mindfulness and emotion regulation
Carolina Blom, Carlota Teotónio Pereira, Maria Miguéis, Raquel Queirós
Carreira dupla de atletas: Reflexões e contributos para a construção de um modelo pedagógico no ensino superior = Dual career of athletes: Reflections and contributions to the construction of a pedagogical model in higher education
Liliana Faria, Paulo Nuno Vieira
Abordagem whole-school para o desenvolvimento socioemocional = Whole-school approach for socioemotional development
Carlota Teotónio Pereira, Carolina Blom, Maria Miguéis, Raquel Queirós Pinto
Memórias de infância relativas às práticas educativas parentais e vinculação do adulto ao pai e à mãe = Childhood memories of parental rearing behavior and adult attachment to father and mother
Filipa Cameirinha, Salomé Vieira-Santos
Educação emocional em contexto escolar = Emotional education in school contexto
Maria Miguéis, Carlota Teotónio Pereira, Carolina Blom, Raquel Queirós Pinto
O Outro Lado do Desporto: Estudo das lesões em jovens desportistas = The Other Side of Sport: Study of injuries in young sportsmen
Rosa Martins, Tiago Saramago, Nélia Carvalho, Carlos Albuquerque
Exposição à violência interparental: Relação com outras adversidades na infância e juventude = Exposure to interparental violence: Relationship with other adverse experiences during childhood and adolescence
Catarina A. F. Rodrigues, Diana Lourenço, Inês Alves, Patrícia Lopes, Jorge Cardoso, Telma C. Almeida
Análise do desconforto/Bem-estar emocional e crianças e adolescentes em cuidados residenciais através da Quadrinhos em Espanha = Analysis of emotional discomfort/well-being in children and adolescents in residential welcome through comic in Spain
Myriam Gutiérrez Zornoza, Manuel Jesús Maldonado Lozano
Perceção dos pais sobre o comportamento dos filhos adolescentes: O caso das famílias adotivas = Parents’ perception on their adolescent’s behavior: The case of adopted families
Fernanda Salvaterra, Mara Chora
Intervenção na Promoção do uso Saudável das Tecnologias com recurso ao jogo Missão 2050 = Intervention in the Promotion of the Healthy Use of Technologies using the Missão 2050 game
Bárbara Enes-Pinheiro, Ivone Patrão, Pedro Aires Fernandes, Jéssica Leandro
Regulação emocional: Qual a relação entre a impulsividade e o consumo de álcool? = Emotional regulation: What is the relationship between impulsivity and alcohol consumption?
Sónia Ferreira, Lídia Moutinho, Joana Teixeira
Programas de intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espetro do autismo: uma revisão sistemática = Psychomotor intervention programs for children with autism spectrum disorder: A systematic review
Adriana Frazão, Sofia Santos, Ana Paula Lebre
"Do fora para dentro, da relação à elaboração" - Programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência = From the inside to the outside, from [...]
Ana Veríssimo, Mara Candeias, Patrícia Galvão, Teresa Matos
Ginja: uma série infantil que ensina emoções às crianças = Bulgy: A children's series to teach 5-10 year olds about emotions
Joana Castelhano, Miguel Morin
As emoções dos profissionais de IPI (Intervenção Precoce na Infância) em tempos de coronavírus = The emotions of the IPI (Early childhood intervention) professionals in times of corovarirus
Tânia Prata, Daniela Pereira, Anabela Teles, Isabel González, Carla Casalta
Perceção da doença de sobreviventes de cancro infantil e os seis cuidadores = Illness perception in childhood cancer survivors and their caregivers
Gabriella Benicio Beltrão, Elisa Kern de Castro
Contos e encontros: intervenção com idosos através de contação de histórias = Tales and meetings: intervention with elderly through story telling
Irineide Almeida, Patrícia Roseiro, Túlia Cabrita, Tânia Gaspar
As emoções: brincar e aprender = Emotions: play and learn
Isabel P. Fernandes, Mariline J. Ferreira, Túlia Cabrita, Tânia Gaspar
A vitimação na infância tem implicações na violência nas relações de intimidade? = Does victimization in childhood have implications for violence in relations of intimacy?
Ana Algarvio, Beatriz Dias, Daniela Nunes, Jorge Cardoso, Telma C. Almeida
Labilidade afetiva em adultos de ambos os sexos: uma relação com a violência experienciada na juventude = Affective lability in adults of both sexes: A relationship with violence experienced in youth
Carolina André, Mariana Marques, Jorge Cardoso, Telma C. Almeida
Violência interparental e outras formas de vitimação na infância: relação com a alexitimia = Interparental violence and other types of victimization in childhood: relationship with alexithymia
Ana C. Pires, Catarina S. Idreira, Jéssica R. Marques, Telma C. Almeida
Impacto da violência interparental e da vitimização na idade adulta na saúde mental = The impact of interparental violence and victimization in adulthood in mental health
Filipa R. Mateus, Margarida D. Pedro, Matilde T. Santos, Telma C. Almeida
Os jovens vítimas tendem a ser mais vulneráveis ao stress? = Do young victims tend to be more vulnerable to stress?
Filipa R. Mateus, Maria B. Pires, Rafaela A. Silva, Telma C. Almeida
Funcionamento familiar e qualidade de vida em adolescentes com diabetes tipo 1: o papel moderador das diferenças nas representações da doença e do apoio escolar = Family functioning and quality of life in adolescents with type 1 diabetes: the role [...]
Ana C. Almeida, Ana C. Bernardo, Ana M. Machado, M. Engrácia Leandro, M. Graça Pereira
Adesão e controlo glicémico em adoloescentes com diabetes tipo 1: o papel moderador da idade, género e apoio familiar = Adherence and glycemic control in adolescnts with type 1 diabetes: the moderating role of age, gender and family support
Ana C. Almeida, Ana Mónica Machado, Cristina Bernardo, M. Engrácia Leandro, M. Graça Pereira
Impacto da vitimação infantil no otimismo e pessimismo em idade adulta = Childhood victimization’s impact on optimism and pessimism in adult life
Daniela A. Vicente, Leonardo J. Pires, Margarida D. Pedro, Telma C. Almeida
Qualidade de vida dos estudantes do ensino superior politécnico de Santarém e Leiria durante o confinamento da COVID-19 = Quality of life of students in polytechnic higher education in Santarém and Leiria during the confinement of COVID-19
Maria do Carmo Figueiredo, José Amendoeira, Marta Rosa, Rui Matos, Mário Silva, Teresa Coelho, Luís Gonzaga, Carla Chicau
Teensad@change: uma proposta de investigação à eficácia de diferentes terapias à perturbação de ansiedade social na adolescência = Teensad@change: A proposal for investigating the efficacy of different therapies for social anxiety disorder in adolescence
Paula Vagos, Daniel Rijo, Maria do Céu Salvador, Luiza Nobre Lima
Gerir comportamentos agressivos em escolas: proposta de investigação sobre os efeitos diferenciais de intervir com alunos e com professores = Managing aggressive behaviors in schools: A proposal for investigating differential effects of intervening [...]
Paula Vagos, Daniel Rijo, Ana Xavier, Nélio Brazão
Saúde mental e fatores de proteção em crianças e adolescentes em acolhimento residencial = Mental health and protective factors in children and adolescents in residential care
Sara Isabel Alegria Tereso
Baralhações: Um baralho de emoções na mediação terapêutica online em tempo de COVID-19 = Baralhações: a deck of emotions at therapeutic mediation online during the Covid-19 times
Eneia Araújo Bexiga, Isabel Duarte, Teresa Rebelo
Vitimação na infância, vitimação na idade adulta e crescimento pós-traumático = Victimization in childhood, adult victimization and post-traumatic growth
Ana R. Santos, Catarina S. Idreira, Leonor I. Maia, Telma C. Almeida
PROMEHS – promover a saúde mental nas escolas = PROMEHS – Promoting mental health at schools
Celeste Simões, Paula Lebre, Lúcia Canha, Margarida Santos, Anabela Santos, Ana Marta Félix, Dória Santos, Camélia Murgo, Margarida Gaspar de Matos
O impacto da vitimação juvenil nos traços de personalidade = The impact of juvenile victimization on personality traits
Ana Godinho, Sara Oliveira, Telma C. Almeida
O trabalho infantil no Brasil: impactos no desenvolvimento infanto-juvenil = Child labor in Brazil: Impacts on child and youth development
Henrique da Silva dos Santos, Amanda Reginato da Silva, Paulo Celso Pereira
O que pensam e o que sentem as famílias em isolamento social = What do families in social isolation think and feel
Fernanda Salvaterra, Mara Chora
O eu e o nós das emoções: um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar = The Me and the Us of Emotions: A program to promote socio-emotional skills for children in school
Ana Xavier, Paula Vagos, Lara Palmeira, Sofia Mendes, Vanessa Rocha, Sónia Pereira, Marta Tavares, Paulo Menezes, Bruno Patrão, Rui Silva
"Escolhe-te": promoção de estilos de vida saudáveis 2017-2020 = "Choose you": promotion of healthy lifestyles 2017-2020
Marta Cristina Miguel
Pensar as emoções na avaliação psicológica de uma criança na entrada da latência = Thinking the emotions in a child’s psychological assessment at the onset of latency
Sabrina Gomes e Sousa, Ana Silva, Isabel Duarte
O contributo da autocompaixão na satisfação parental = The contribution of self-compassion in parental satisfaction
Sónia Pereira, Ana Xavier
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: estratégias de intervenção folheto informativo para pais/cuidadores = Hyperactivity Disorder and Attention Deficit: Intervention Strategies Information leaflet for parents/caregivers
Joana Rogério, Cláudia Bandeira de Lima, Túlia Cabrita
Estudo de caso: intervenção multidisciplinar em autismo na promoção da interação e da comunicação = Study Case: Multidisciplinary intervention in autism to promote interaction and communication
Arizla Moraes, Mariana Guerreiro, Cláudia Bandeira de Lima, Susana Jimenez, Túlia Cabrita
Quero a minha mãe! = I want my mom!
Márcia Rodrigues, Sara Araújo, Graça Fernandes
Abordar a perturbação de hiperatividade e déficit de atenção = Address the perturbation of hyperactivity and attention deficit
José Carlos Fernandes, Graciela Fátima Fernandes
Depressão infantil = Child depression
Graciela Fátima Fernandes, José Carlos Fernandes
O uso de jogos com finalidade séria: propriedades percebidas por pais de crianças com paralisia cerebral = The use of games with serious purpose: Perceived properties by parents of children with cerebral palsy
Gil Dias, José Machado, Filomena Soares, Armanda Pereira, André Oliveira, Sílvia Lopes, Pedro Rosário
Reconhecendo a face do autismo = Recocnizing the face of autism
Ana Batista, Catarina Oliveira, Maria Inês Lopes, Mariana Barahona, Mariana Barroso, Celeste Simões
Parentalidade na paralisia cerebral: desafios percebidos por pais de crianças do primeiro ciclo do ensino básico = Parenting in cerebral palsy: Challenges perceived by child’s parents of the first cycle of basic education
Ana Guimarães, André Oliveira, Patrícia Sousa, Catarina Cardona, Sónia Peixoto, Yara Manuel, Armanda Pereira
Estudos de caso: Abuso sexual infantil num casal de gémeos = Case studies: Child sexual abuse in a pair of twins
Mónica Corte, Sílvia Gonçalves
Estimulação motora e o contexto familiar = Affordances and home environment
Bernardo Matos, Vânia Loureiro
Avaliação do reconhecimento emocional de expressões faciais em crianças e adolescentes com psicopatologia – uma revisão = Evaluation of facial emotion recognition in children and adolescents with psychopathology – a review
Nádia Almeida Barradas, Ricardo Manuel Delgado, Madalena Ferro Rodrigues, Cristina Marques
Equipa móvel – Um novo olhar = Equipa Móvel – A New Look
Joana Almeida, João S. Costa, Nuno R. Pinto, Ricardo M. Rodrigues, Rita G. Rodrigues
Fundamentando a hipótese de a nomofobia ser considerada uma variável mediadora da relação entre a vinculação aos pares e o autodano na adolescência = Underpinning the hypotheses that nomophobia has a mediating role in the relation between attachment [...]
Maria Beatriz Antunes de Almeida, Luiza Nobre-Lima
A influência de contextos domésticos saudáveis no consumo alimentar: estudo com alunos do ensino superior = Home food environment and eating habits in higher education students
Adriano Mendez, José Santos, Reinaldo Barbosa, Danamão Martins, Vânia Loureiro, Nuno Loureiro, Bebiana Sabino
Atividade física e consumo alimentar em estudantes do ensino superior = Physical Activity and Food Consumption in Higher Education Students
Inês Alves Fonseca, Catarina Isabel Águas Pomba, Vânia Loureiro, Nuno Loureiro, Bebiana Sabino
O consumo de fast-food e a perceção da imagem corporal em estudantes do ensino superior do Baixo Alentejo = Fast-food consumption and body image in higher education students from Baixo Alentejo
Ricardo Martins, Miguel Rosa, Vânia Loureiro, Nuno Loureiro, Bebiana Sabino
O exercício das responsabilidades parentais em residência alternada = The exercise of parental responsibilities when in alternate residence
Rita Guimarães Fialho d’ Almeida
Aversão pelo eu: estudo das propriedades psicométricas da escala multidimensional da autoaversão para adolescentes = Self-disgust: Psychometric properties of the multidimensional self-disgust scale for adolescents
Diogo Carreiras, Mariana Guilherme, Paula Castilho, Marina Cunha
A perceção dos jovens do 3o ciclo e secundário sobre as emoções durante o primeiro e segundo período escolar = The perception of youngsters of the 3rd and secondary cycle on emotions during the first and second school period
Carolina Serrão, Daniela Domingos, Joana Bagarrão, Joana Carrilho, Natália Silva
O impacto emocional do confinamento nas crianças do 1º ciclo = The emotional impacto f lockdown in children attending primary
Mariana Martins, Rita Palma, Beatriz Portugal, Luísa Ventura, Lara Santos
Quais as preferências na escolha de parceiros amorosos? = What are the preferences when choosing romantic partners?
Ana Catarina Calado, Carolina Silva, Margarida Marques, Maria Beatriz Freitas
Regulação emocional nos jovens universitários durante a pandemia COVID-19 = Emotional regulation in university students during the COVID-19 pandemic
Beatriz Lima, Inês Garrana, Joana Lopes
Programa "Endireita" – Contributo da intervenção psicomotora para a promoção de competências socioemocionais de adolescentes e jovens adultos com comportamentos delinquentes e em cumprimento de medidas judiciais de execução na comunidade = Program [...]
Alice de Sousa, Margarida Santos, Mariana Gomes da Silva, Celeste Simões
Auto-relato de história de maus-tratos na infância em adultos com sintomas de somatização, depressão e ansiedade = Self-reported history of childhood abuse in adults with symptoms of somatization, depression and anxiety
Randdy Ferreira, Marina Moreira, Inês Ferreira, Gabriela Vidinha, Mónica Corte, Sílvia Vaz
Quando a raiva ataca na síndrome de Tourette = When rage attacks in Tourette syndrome
Francisca Bastos Maia, Pedro Cotta


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt