Programas de intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espetro do autismo: uma revisão sistemática = Psychomotor intervention programs for children with autism spectrum disorder: A systematic review

Adriana Frazão, Sofia Santos, Ana Paula Lebre

Resumo


Esta revisão sistemática da literatura tem como objetivos: (i) identificar os estudos empíricos sobre programas de intervenção psicomotora dirigidos a crianças com perturbações do espetro do autismo em idade pré-escolar, (ii) caracterizar os programas de intervenção psicomotora no que diz respeito a metodologias de intervenção, frequências/duração, condições, objetivos específicos e estrutura da sessão, (iii) identificar a metodologia do estudo e os principais resultados obtidos. Para a revisão foram consultadas as bases de dados Web of science, Pubmed, B-on, Scielo, EBSCO, ERIC, Science Direct e PsycINFO e revistas eletrónicas especificas, sem limite temporal. Para efeitos de uma análise qualitativa, 12 artigos selecionados mediante a utilização do programa MAXQDA, avaliando-se a qualidade científica dos artigos. A análise dos artigos sugere que são assinalados resultados positivos ao nível das competências motoras e sociais, sendo as características da intervenção distintas entre os estudos. Recomendações para a prática psicomotora e investigação nesta área serão apresentadas.


The current literature review aims to: (i) identify empirical studies using psychomotor interventions for preschool children with autism spectrum disorder, (ii) characterize the psychomotor intervention programs in terms of the methodology characteristics (method types, frequency/duration, setting, target skills or behavior and session structure) and (iii) explore the primary and secondary results obtained in each intervention. In this systematic review study several databases and specific electronic journals were researched (Web of science, Pubmed, B-on, Scielo, EBSCO, ERIC, Science Direct and PsycINFO) without time limitation. The qualitative analysis of selected articles was done with MAXQDA. A scientific quality measurement was performed. The analysis of the 12 studies included suggest that although the characteristics of the interventions differed in the majority of the studies there were similar positive results in terms of the motor and social skills. Recommendations for psychomotor practice and areas of future research are provided in this study.


Palavras-chave / Keywords:

Intervenção psicomotora, Perturbação do espectro do autismo, Competências psicomotoras, Programas, Revisão sistemática.

Psychomotor intervention, Autism spectrum disorder, Psychomotor skills, Programs, Systematic review.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt