Educação emocional em contexto escolar = Emotional education in school contexto

Maria Miguéis, Carlota Teotónio Pereira, Carolina Blom, Raquel Queirós Pinto

Resumo


Uma dimensão importante para a regulação emocional em crianças do primeiro ciclo é a literacia emocional, dado que nesta fase do desenvolvimento existe uma sofisticação dos processos mentais. Posto isto, sabemos que o crescente domínio da linguagem facilita a comunicação de necessidades e estados emocionais complexos o que, consequentemente contribui para uma regulação mais eficaz de respostas emocionais (Webster-Stratton, 2017). Assim sendo, esta proposta pretende apresentar uma possibilidade de recursos promotores de literacia emocional, entre os quais roda das emoções, glossário emocional, ABC das emoções e jogo de mímica das emoções, desenvolvidas pela equipa da ENCONTRAR+SE- UPA Kids no âmbito do programa Quanto Mais Cedo Melhor.


An important dimension for the emotion regulation of children in primary school is emotional literacy, because of the sophistication of mental processes during this stage of development. The growing mastery of language facilitates the communication of complex emotional needs and states and consequently contributes to a more effective regulation of emotional responses (Webster-Stratton, 2017). Therefore, this proposal aims to present resources that promote emotional literacy, such as an emotions wheel, an emotional glossary, an ABC of emotions and an emotion mimicry game, developed by the ENCONTRAR + SE- UPA Kids team under the program Quanto Mais Cedo Melhor.


Palavras-chave / Keywords:

Literacia emocional, Escola, Regulação emocional.

Emotional literacy, School, Emotion regulation.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt