Abordagem whole-school para o desenvolvimento socioemocional = Whole-school approach for socioemotional development

Carlota Teotónio Pereira, Carolina Blom, Maria Miguéis, Raquel Queirós Pinto

Resumo


A abordagem whole-school é um modelo educativo que envolve todos os agentes da comunidade escolar, com vista à promoção da saúde mental e ao desenvolvimento socioemocional. O trabalho conjunto destes elementos é valioso, uma vez que promove um clima propício ao desenvolvimento socioemocional de todas as pessoas que atuam na comunidade escolar, assim como à responsabilidade conjunta pelo mesmo (Merike Sisask et al., 2017). Para isso, é necessária uma base sólida de trabalho concertado, que enfatize as competências emocionais e sociais, através de intervenções de qualidade, direcionadas e continuadas (Weare, 2015). O presente trabalho visa apresentar e refletir sobre a utilidade e eficácia da abordagem whole-school nas comunidades escolares, como uma boa prática para promover a saúde mental infantil. Uma abordagem integrada desenvolverá uma cultura aberta à saúde mental, onde, com facilidade se reconhecem problemas, oferecendo respostas coerentes e não estigmatizantes (Weare, 2015).


The whole-school approach is an educative model that evolves all agents of the school community in order to promote mental health and socioemotional development. The combined work of these agents is valuable, since it promotes a propitious environment for socioemotional development of all those within the school community, as well as their combined responsibility for it (Merike Sisask et al., 2017).To this end, it is necessary to have a solid work basis, that emphasizes the social and emotional abilities, through high-quality, targeted and continued interventions (Weare, 2015). This current work aims to present and reflect on the utility and efficacy of the whole-school approach in the school communities, as a good practice to promote children’s mental health. Such an integrated approach will develop an open culture to mental health, where problems are easily recognized, offering coherent and non-stigmatizing responses (Weare, 2015).


Palavras-chave / Keywords:

Abordagem whole-school, Saúde mental, Crianças.

Whole-school approach, Mental health, Children.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt