Carreira dupla de atletas: Reflexões e contributos para a construção de um modelo pedagógico no ensino superior = Dual career of athletes: Reflections and contributions to the construction of a pedagogical model in higher education

Liliana Faria, Paulo Nuno Vieira

Resumo


Com uma visão de aprendizagem ao longo da vida, a Comissão Europeia, sublinha o direito dos atletas a terem uma carreira dupla. O conceito de carreira dupla diz respeito à possibilidade de atletas talentosos, profissionais e de elite combinarem uma carreira desportiva com os estudos ou o trabalho. Esta combinação traz novos desafios ao ensino superior, nomeadamente a nível pedagógico. Ora, se por um lado, estes atletas têm a inevitabilidade de realizar treinos intensivos e de fazer viagens, por exemplo, por outro lado, têm a necessidade de responder positivamente a um conjunto de compromissos académicos (aulas, trabalhos de grupo, provas, etc) e profissionais (assiduidade, produtividade, etc). Deste modo, parece imperativa a necessidade do ensino superior, em geral, e dos professores, em particular, adaptarem os seus regulamentos e práticas pedagógicas a esta população: atletas com dupla carreira. Nesse sentido, pretende-se, com esta comunicação, refletir acerca dos constrangimentos pedagógicos destes atletas e fornecer contributos para a construção de um modelo pedagógico adaptado às suas necessidades. A amostra teórica deste estudo é constituída por 12 participantes. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, previamente construída, de modo a explorar como os atletas vivenciam a dupla carreira e quais os constrangimentos académicos identificados por estes. Os resultados desta investigação põe em evidência o papel de protagonista dos professores quer através da relação direta que estabelecem com os estudantes, quer através das metodologias de ensino-aprendizagem que utilizam. Com efeito, propõe-se um modelo pedagógico organizado na modalidade blended-learning, combinando sessões presenciais com um curso e-learning. No curso e-learning tratam-se os conhecimentos teóricos, nas aulas presenciais a integração de conhecimento, através da metodologia problem based learning, em formato de tutoria, bem como as competências de vida (componente experiencial em contexto académico e desportivo).


With a vision of lifelong learning, the European Commission underlines the right of athletes to have a double career. The dual career concept concerns the possibility for talented, professional and elite athletes to combine a sports career with studies or work. This combination brings new challenges to higher education, namely at the pedagogical level. Now, if, on the one hand, these athletes have the inevitability of carrying out intensive training and making trips, for example, on the other hand, they need to respond positively to a set of academic commitments (classes, group work, tests, etc) and professionals (attendance, productivity, etc). Thus, the need for higher education, in general, and for teachers, in particular, to adapt their regulations and teaching practices to this population seems to be imperative: athletes with dual careers. In this sense, it is intended, with this communication, to reflect on the pedagogical constraints of these athletes and to provide contributions to the construction of a pedagogical model adapted to their needs. The theoretical sample of this study consists of 12 participants. The instrument used was the semi-structured interview, previously constructed, in order to explore how athletes experience the double career and what academic constraints they identified. The results of this investigation show the role of teachers as protagonists, either through the direct relationship they establish with students, or through the teaching-learning methodologies they use. Indeed, a pedagogical model organized in the blended-learning modality is proposed, combining classroom sessions with an e-learning course. In the e-learning course, theoretical knowledge is dealt with, in the face-to-face lessons, the integration of knowledge, through the problem based learning methodology, in a tutoring format, as well as life skills (experiential component in academic and sports context).


Palavras-Chave / Keywords:

Carreira dupla de atletas, Ensino superior, Modelo pedagógico.

Dual career of athletes, Higher education, Pedagogical model.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt