Mindfulness e a regulação emocional = Mindfulness and emotion regulation

Carolina Blom, Carlota Teotónio Pereira, Maria Miguéis, Raquel Queirós

Resumo


O Quanto Mais Cedo Melhor (QMCM) é um programa que visa promover junto de crianças do 1.o ciclo o desenvolvimento de competências socioemocionais. A prática de mindfulness foi introduzida no programa enquanto proposta de estratégia de regulação emocional, pela evidência que a corrobora como eficaz, inclusivamente em settings não clínicos, como a escola (Zoogman, Goldberg, Hoyt, & Miller, 2015). No sentido de clarificar o processo de atuação do mindfulness no aumento da regulação emocional, o presente trabalho tem como objetivo explicitar os mecanismos neurobiológicos e alterações estruturais subjacentes envolvidos. São explanadas a ação no sistema límbico e a modulação da emissão de cortisol, entre outras, e consideradas a regulação emocional implícita e explícita (Guendelman, Medeiros, & Hagen, 2017). O conhecimento do modo de atuação do mindfulness no sistema nervoso permite explorar o seu potencial e a adequação específica da sua implementação em diferentes problemáticas, diversos contextos e idades, tais como o desenvolvimento socioemocional na infância, fase de maior neuroplasticidade.


Quanto Mais Cedo Melhor (QMCM; meaning “The Sooner the Better”) is a program that aims to promote the development of personal, social and emotional skills in children in elementary school. The practice of mindfulness was introduced in the program as a proposal for an emotion regulation strategy, due to the evidence that corroborates it as effective, even in non-clinical settings, such as the school (Zoogman, Goldberg, Hoyt, & Miller, 2015). The present work aims to explain the neurobiological mechanisms and underlying structural changes involved in the growth of emotion regulation due to mindfulness, in order to clarify how this process occurs. Among others, we explain the action in the limbic system and the modulation of cortisol emission and consider the implicit and explicit emotion regulation approaches (Guendelman, Medeiros, & Hagen, 2017). The knowledge of how mindfulness works in the nervous system allows us to explore its potential and the specific suitability of its implementation in different problem areas, different contexts and ages, such as socio-emotional development in childhood, the phase of greatest neuroplasticity.


Palavras-chave / Keywords:

Mindfulness, Neurobiologia, Regulação emocional.

Mindfulness, Neurobiology, Emotion regulation.


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