Projeto Intervir: Psicomotricidade na Escola e Sonhar Acordado = Intervir Project: Psychomotricity in School and Sonhar Acordado

Marília Braga

Resumo


A 2Psicomotricidade na Escola" dá resposta às dificuldades apresentadas pelas crianças ao nível dos processos simbólicos, da gestão de processos de atenção, da memória e perceção, dos problemas emocionais, de autorregulação do comportamento, bem como de outras funções executivas e dos problemas psicomotores propriamente ditos. A intervenção psicomotora tem por objetivo ajudar a criança a experimentar o seu corpo, de forma harmoniosa, na relação com os pares e com o meio, para assim potenciar o seu desenvolvimento global e consequentemente, os processos de aprendizagem. Trabalha sobretudo a partir de propostas de caráter motor, com recurso às componentes verbal e não- verbal da comunicação, capacitando assim a criança a mobilizar os recursos internos, reforçar a sua identidade, reconquistar a autoconfiança, melhorar as respostas motoras, a interação pessoal e a resolução de problemas. O “Sonhar Acordado” contribui para o desenvolvimento da criança mediante as aprendizagens centradas no ato de agir e da expressão corporal para que desde cedo, reconheça os sentimentos e emoções através das sensações corporais. É um momento de descontração e tranquilidade, através da consciencialização dos seus estados tónicos, de uma regulação do seu ritmo interno e harmonização dos segmentos corporais.


"Psychomotricity in the School" is designed to overcome children’s difficulties in symbolic processes, memory and emotional management, attention and perception difficulties, behavior, self-regulation and other executive functions and psychomotor problems per se. The Psychomotor intervention aims to help the child to experience his body in a harmoniousway,improvespeersandenvironmentrelationship inordertoenhancetheiroverall development and, consequently the learning process. It works with proposals mainly in motricity area, using the verbal and non-verbal components of communication, thus enabling children to mobilize internal resources, reinforce their identity, regain self-confidence, improve personal interactions, motor responses and problem solving. "Sonhar Acordado" is an intervention designed for pre-school children (toddlers) that aims to improve learning processes of acting off management and body expression in an early age so that the child recognizes feelings and emotions through body sensations. It is a moment of relaxation and tranquility, through the awareness of tonic states, regulation of internal rhythm and harmonization of the body as a whole.


Palavras-chave / Keywords:

Psicomotricidade, Intervenção, Comportamento, Desenvolvimento global, Relaxamento, Mindfulness.

Psychomotricity, Intervention, Behavior, Global development, Relaxation, Mindfulness.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt