Projeto Intervir: afetos = Intervir Project: Afetos

Catarina Abreu, Marta Barreiros, Marília Braga, Ana Morato

Resumo


O projeto Intervir: Afetos, pretende potenciar as competências pessoais como a gestão das emoções, o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas, o conhecimento de si, entre outras, e competências sociais como a resolução de conflito, comunicação verbal- não verbal, empatia e assertividade. Como resultado prevê-se a diminuição ou desaparecimento de comportamentos desajustados/de risco e consequente melhoria na adaptação escolar e bem- estar. Num contexto de turma em sala de aula, uma hora por semana durante todo o ano letivo, são apresentados e explorados os sentimentos e as emoções com recurso a atividades lúdico- pedagógicas. Realizam-se atividades de relaxamento como meio de autocontrolo e consciência corporal para melhor lidar com as situações de stress, ansiedade e frustrações do quotidiano. Analisando as avaliações qualitativas realizadas anualmente, observa-se a repetida referência à importância do Projeto como um espaço de reflexão, crescimento e aprendizagem na regulação das emoções nesta faixa etária entre os 5 e os 11 anos.


Intervir Project: Afetos, aims to enhance personal skills such as managing emotions, developing strategies for problem solving, self-knowledge, among others, and social skills such as conflict resolution, verbal-non-verbal communication, empathy, and assertiveness. As result, is expected the decrease or disappearance of maladaptive/risky behaviors and consequent improvement in school adjustment and well-being. In a classroom context, one hour per week throughout the school year, feelings and emotions are presented and explored using playful and pedagogic activities. Relaxation activities are performed as an approach of self-control and body awareness to better deal with situations of stress, anxiety and daily frustrations. Analyzing the qualitative evaluations carried out annually, we observe the repeated reference to the importance of the Project as a space for reflection, growth and learning in the regulation of emotions in this age group between 5 and 11 years.


Palavras-chave / Keywords:

Afetos, Sentimentos, Emoções, Regulação de emoções e competências sociais.

Afetos, Feelings, Emotions, Regulation of emotions and social skills.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt