Escala de dificuldades de regulação emocional: associação com estratégias de regulação emocional e problemas emocionais e de comportamento = Difficulties of emotion regulation scale: association with Emotion Regulation Strategies [...]

Maria Pinheiro, Isabel Sá, Sónia Fernandes

Resumo


A regulação emocional (RE) assume-se como um aspecto central no funcionamento adaptativo e na saúde mental. Em contraste ao estudo da RE na infância e idade adulta, a investigação é reduzida na adolescência, devido ao menor número de instrumentos validados para esta população. A Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS, Gratz & Roemer, 2004) é um instrumento multidimensional validado para a avaliação das dificuldades de RE. O presente estudo traduziu e adaptou para a língua portuguesa a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS, Gratz & Roemer, 2004) e explorou as suas propriedades psicométricas numa amostra de adolescentes portugueses (11-18 anos, N = 575). Ainda, analisou a relação entre as dificuldades de RE, o uso de três estratégias de RE e a presença de problemas emocionais e de comportamento nos adolescentes. A análise fatorial exploratória da versão portuguesa da DERS sugere uma estrutura fatorial semelhante à demonstrada originalmente numa amostra de adultos (Gratz & Roemer, 2004). Os resultados demonstram a associação positiva entre as dificuldades de RE, a utilização frequente da estratégia de supressão emocional e os problemas emocionais e de comportamento. As raparigas reportam maiores dificuldades de RE e maior sintomatologia emocional.


Emotion Regulation (ER) is a central aspect in adaptive functioning and mental health. In contrast to the literature of ER in child and adulthood, the research is limited in adolescence, in part due to the reduced number of valid age appropriate instruments. To date, the Difficulties of Emotion Regulation Scale (DERS; Gratz & Roemer, 2004) is a well validated and comprehensive measure of emotion dysregulation. The current study translated and adapted to Portuguese language the Difficulties of Emotion Regulation Scale (DERS; Gratz & Roemer, 2004) and explored the factor structure and psychometric properties in a sample of adolescents (11-18 years old, N=575). Further analyses were conducted to analysed the association between ER difficulties, the use of ER strategies and the presence of emotional and behavioral problems in adolescents. Exploratory factor analysis suggested a similar factor structure in the adolescent sample as demonstrated previously amongst adults (Gratz & Roemer, 2004). The results showed a positive association between the difficulties of ER, the use of suppression strategy and the emotional and behaviour problems. Girls report more difficulties of ER and emotional symptoms.


Palavras-chave / Keywords:

Regulação emocional, Escala de dificuldades de regulação emocional, Estratégias de regulação emocional, Adolescentes.

Emotion regulation, Difficulties in Emotion Regulation Scale, Strategies of emotion regulation, Adolescents.


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