Entre emoções e sentimentos: o que faz uma criança feliz? = Between emotions and feelings: what makes a child happy?

Cristina Fonseca, Érica Fonseca, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro

Resumo


Os trabalhos de Huebner e Gilman (2002) sobre a satisfação de vida infantil têm mostrado cinco domínios específicos: família, amizade, escola, ambiente e self. O presente estudo pretende conhecer o que é que faz feliz uma criança na sua auto perceção. O estudo é de natureza quantitativa e de cariz exploratório. A recolha de dados ocorreu numa escola básica de um agrupamento de escolas do centro do país. Envolveu a participação de 10 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, que frequentam o 2º ano de escolaridade, a amostra está homogeneamente repartida, 5 meninas e 5 meninos. Dos dados recolhidos todos fazem referência às relações interpessoais, alguns fazem referência às relações entre pares, outros às relações em contexto familiar, entre pais e filhos e entre irmãos. Avaliar a felicidade, o bem-estar subjetivo e a satisfação de vida na criança requer conhecer a forma como ela compreende o que significa uma pessoa feliz e de como uma pessoa feliz se apresenta aos outros.


The works of Huebner and Gilman (2002) on child life satisfaction have shown five specific domains: family, friendship, school, environment and self. Objectives: in the present work we seek to know with a group of children what makes them happy. The study is exploratory and descriptive in nature. Information collection took place in a Viseu primary school cluster. Involved the participation of 10 children aged between 6 and 9 years old, who attend the second year of schooling. In the expectation of obtaining such information, we were pleasantly surprised to find that what is most valued are interpersonal relationships, most of which occur within the family, whether parental or fraternal relationships. Assessing happiness, subjective well-being and life satisfaction in children requires knowing how they understand what a happy person means and how a happy person presents himself to others.


Palavras-chave / Keywords:

Emoções, Sentimentos, Felicidade, Infância, Família.

Emotions, Feelings, Happiness, Childhood, Family.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt