Aventura Artemoção em Cascais – Intervenção com crianças e jovens em risco psicossocial na promoção de competências socioemocionais = Aventura Artemoção in Cascais - Intervention with children and adolescents at psychosocial risk in the promotion of [...]

Ana Cerqueira, Fábio Botelho Guedes, Marta Raimundo, Marta Barata, Sofia Borges de Sousa, Vera Guerreiro, Tânia Gaspar

Resumo


O projeto Aventura Artemoção em Cascais é promovido pela Aventura Social – Associação (ASA) e financiado pela Câmara Municipal de Cascais. As atividades foram implementadas no Agrupamento de Escolas de Cascais, abrangendo os alunos do 2º e 3º ciclos, as respetivas equipas educativas (professores e assistentes operacionais) e os encarregados de educação (num total de 20 turmas). Este projeto de formação psicopedagógica contou com um trabalho de grande proximidade realizado com todos os agentes do contexto escolar e pretendeu adequar as ferramentas já existentes na comunidade escolar tendo em conta as atuais necessidades dos alunos, com vista ao desenvolvimento de competências essenciais para o seu futuro pessoal e profissional. A intervenção incluiu abordagens pedagógicas criativas relativamente à aplicação e gestão de conteúdos programáticos e, também, às perspetivas filosóficas e éticas no que concerne às relações entre a comunidade escolar. Os três grandes objetivos deste projeto visam (1) compreender e caracterizar as necessidades de saúde global das crianças e jovens, (2) desenvolver competências socioemocionais para promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças/jovens e suas famílias e (3) prevenir o insucesso e o abandono escolar. Neste sentido, o presente workshop pretende apresentar a metodologia deste projeto e fornecer exemplos ilustrativos do trabalho realizado com a comunidade escolar.


The Aventura Artemoção in Cascais project is promoted by Aventura Social - Associação (ASA) and financed by the Cascais City Council. The activities were implemented in the Cascais School Group, covering the 2nd and 3rd cycle students, the educational teams (teachers and operational assistants) and the parents (in a total of 20 classes). This psychopedagogical training project carried out a work of great proximity with all the agents of the school context and intended to adapt the tools already existing in the school community taking into account the current needs of the students, with the intention of developing essential skills for their personal future and professional. The intervention included creative pedagogical approaches to the application and management of the school program contents and, also, to the philosophical and ethical perspectives regarding the relations between the school community. The three main objectives of this project aim to (1) understand and characterize the global health needs of children and young people, (2) develop socio-emotional skills to promote the well-being and healthy development of the children/adolescents and their families and (3) prevent school failure and dropout. In this sense, this workshop aims to present the methodology of this project and provide illustrative examples of the work done with the school community.


Palavras-Chave / Keywords:

Formação psicopedagógica, Escola, Competências socioemocionais, Equipas educativas, Desenvolvimento psicossocial.

Psychopedagogical training, School, Socio-emotional skills, Educational teams, Psychosocial development.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt