Crianças com autismo e as contribuições da ABA no trabalho das emoções = Children with autism and ABA's contributions in the work of emotions

Arizla de Moraes

Resumo


Applied Behavior Analysis (Análise do comportamento aplicada), mais conhecida como ABA, é um sistema teórico de base científica que estuda os comportamentos por meio de evidências empíricas. É capaz de elencar princípios que constituem os comportamentos utilizando como plano de fundo a psicologia comportamental de Skinner, partindo do pressuposto que o comportamento é aprendido em interação constante com o meio, onde o que acontece antes (antecedente) e depois (consequência) está diretamente ligado a probabilidade de aumentar ou diminuir a ocorrência do comportamento e determinar a aprendizagem do mesmo. ABA pode ser utilizado em qualquer contexto onde exista comportamento, mas é no tratamento da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) que tem se propagado devido aos significativos resultados e a possibilidade de mensurá-los. A PEA trás prejuízo na capacidade de lidar com as próprias emoções e com a dos outros, e muitos são os contributos para essa dificuldade, dentre eles estão a alteração sensorial, nomeadamente a propriocepção que é a capacidade de reconhecer, processar e integrar, estímulos que acontecem no próprio corpo, como as emoções por exemplo, que se manifestam fisicamente, e podem trazer grande desconforto para as crianças com PEA na medida em que sentem essas alterações físicas, mas em seguida não percebem porque estão a senti-las, o que significa e o que fazer com elas, podendo resultar em comportamentos idiossincráticos, assim como, a dificuldade em manter o contato visual é agravante na identificação do que o outro possa estar a sentir, visto que, sem olhar para o rosto de alguém nem se quer verá suas expressões, quanto mais identificá-las, o prejuízo na abstração e generalização também afetam a habilidade emocional, consequentemente a interação social. ABA pode auxiliar as crianças com PEA a lidar com suas emoções, aumentar o repertório de comportamentos adequados e a qualidade de vida.


Applied Behavior Analysis, better known as ABA, is a scientifically based theoretical system that studies behaviors through empirical evidence. Is able to list the principles that constitute behaviors using Skinner's behavioral psychology as a background, assuming that behavior is learned in constant interaction with the environment, where what happens before (antecedent) and after (consequence) is directly linked to the probability of increasing or decreasing the occurrence of the behavior and determining its learning. ABA can be used in any context where there is behavior, but it is in the treatment of Autism Spectrum Disorder (PEA) that has spread due to the significant results and the possibility of measuring them. PEA impairs the ability to deal with one's own emotions and that of others, and there are many contributions to this difficulty, among which are sensory changes, namely proprioception, which is the ability to recognize, process and integrate, stimuli that they happen in the body itself, like emotions for example, that manifest physically, and can bring great discomfort to children with ASD as they feel these physical changes, but then they do not understand why they are feeling them, which means and what to do with them, which can result in idiosyncratic behaviors, as well as, the difficulty in maintaining eye contact is aggravating in identifying what the other person may be feeling, since without looking at someone's face you will not even see yourself their expressions, the more they are identified, the impairment of abstraction and generalization also affects emotional ability, consequently social interaction . ABA can help children with ASD to deal with their emotions, increase the repertoire of appropriate behaviors and quality of life.


Palavras-chave / Keywords:

ABA, Autismo, Emoções.

ABA, Autism, Emotions.


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