Questões-chave da sexualidade: Infância e adolescência = Sexuality hot topics in childhood and adolescence

Rui Ferreira Carvalho, Maria Joana Almeida, Ana Filipa Beato

Resumo


Este workshop destina-se a promover o ensino e a aprendizagem sobre temas específicos da sexologia na Infância e na Adolescência. O objetivo deste workshop é partilhar conhecimentos sobre ferramentas atuais e com bases científicas para os profissionais de saúde lidarem com comportamentos sexuais na infância e adolescência e com uma população diversificada de LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) e jovens com neurodiversidade de uma forma abrangente e sexualmente positiva. Alguns temas da sexualidade na infância e adolescência serão explorados e compreendidos num contexto educativo não formal, privilegiando-se técnicas pedagógicas ativas e participativas. Especificamente, a sessão utiliza um estilo de aprendizagem combinada, utilizando exercícios didáticos, "quebra-gelo", vídeos, questionários/exercícios, estudos de caso, dramatização de cenários de consulta, e dinâmicas de grupo. As linhas de orientação da Associação Profissional Mundial para a Saúde de Pessoas Transgénero e o grupo de trabalho da CID-11 são as principais bases da intervenção neste workshop. O workshop irá replicar os workshops já apresentados em 4 diferentes Congressos e Conferências de Estudantes de Medicina Internacionais com uma abordagem à aprendizagem centrada no estudante, e num ambiente de educação informal, centrado numa consulta médica de role-play para discutir e explorar mitos biopsicossociais da sexualidade. A abertura "quebra-gelo" e apresentação dos participantes criará um ambiente diversificado e subjetivo, como numa equipa multidisciplinar aberta a discutir as questões de género, sexo, neurodiversidade, biologia e sociologia. O principal objetivo deste workshop é adquirir conhecimentos úteis, técnicas de avaliação e orientações e ferramentas baseadas na ciência para os profissionais de saúde lidarem com a juventude LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros). Mais precisamente, no final deste workshop os profissionais serão capazes de: a) compreender a diferença entre género, sexo e orientação sexual; b) estar familiarizados com uma série de identidades sexuais, tanto conceptualmente como através da exposição a diversas pessoas; c) compreender e desafiar estereótipos e mitos sobre a juventude LGBT; aprenderão práticas culturalmente competentes e como prestar bons cuidados; e d) compreender características específicas de orientação sexual, expressão e identidade de género de crianças e adolescentes com neurodiversidade que estão em maior risco de sofrimento sexual e romântico durante o seu desenvolvimento.


This workshop is intended to promote teaching and learning on specific topics of sexology in Childhood and Adolescence. The objective of this workshop is to provide the most up to date and evidence-based tools for health professionals to deal with sexual behaviours in childhood and adolescence and with a diverse population of LGBT+ (Lesbians, Gays, Bissexuals and Transgenders) and Neurodiverse youth in a comprehensive and sexuality-positive manner. The topics of sexuality in childhood and adolescence will be explained in detail and apprehended in a non-formal educational setting. focus on active and participative pedagogical techniques. Specifically, the session uses a blended learning style utilizing didactic, “ice-breaking” exercises, videos, quizzes/exercises, case scenarios, role-playing of consultation setting, and group dynamics. The Standards of Care of the World Professional Association for Transgender Health and the taskforce for the ICD-11 are the main guiding points of intervention in this workshop. The workshop will mimic the workshops already presented in 4 different International Medical Students Congresses and Conferences with a student-centered approach to learning, and in an informal education setting, centered in a role-playing medical consult to discuss and explore biopsychosocial sexuality myths. The opening “ice-breaker” and presentation of the elements present will provide a subjective sense of the multidisciplinary team available to discuss the topics of gender, sex, neurodiversity, biologically and sociologically. The main objective of this workshop is to acquire useful knowledge, evaluation techniques and evidence-based guidelines and tools for health professionals to deal with LGBT (Lesbians, Gays, Bisexuals and Transgenders) youth. More precisely, at the end of this workshop professionals will be able to: a) understand the difference between gender, sex, and sexual orientation; (b) be familiar with a range of sexual identities, both conceptually and through exposure to diverse people; (c) understanding and challenging stereotypes and myths about LGBT youth; will learn of culturally competent practices and how to provide good care; and (d) understand specific characteristics of sexual orientation, expression and gender identity of neurodiverse children and adolescents who are at most risk for sexual and romantic distress during their development.


Palavras-chave / Keywords:

Sexualidade, Infância, Adolescência, LGBT, Neurodiversidade.

Sexuality, Childhood, Adolescence, LGBT, Neurodiversity.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt