O uso do jogo de RPG como ferramenta terapêutica = The use of the RPG game as a therapeutic tool

Leonardo Costa Bieber Lopes, Luísa Fialho da Silva, André Kraemer Betts, Letícia Wilke Franco Martins, Márcia Elisabete Wilke Franco

Resumo


No setting terapêutico busca-se construir um vínculo transferencial com o paciente que passa a projetar no ambiente terapêutico, bem como no psicólogo, seus dilemas inconscientes, tais como desejos recalcados, escolhas e relação com objeto, figuras de referência e capacidade de resolução de conflitos. Neste workshop, busca-se explicitar o valor terapêutico do Role-playing Game (RPG) como ferramenta no ambiente terapêutico, seja ele grupal, familiar ou individual. Utiliza-se a narrativa imaginada abrindo espaço para livres associações e construções fantasiosas, pontos importantes para a estruturação psíquica. Permitindo que o terapeuta introduza ambientes, figuras e objetos que entram em contato com suas questões particulares, visando o trabalho de repetição e elaboração das situações no decorrer do jogo. Os pacientes traçam um objetivo final e lidam com adversidades que exigem uma escolha, essa escolha é efetivada ou não jogando dados. Assim, a interação permite a construção de novos vínculos e a atualização de referências e relações objetais. Por meio do trabalho com os mecanismos de transferência e identificação, que são balizadores da socialização em geral, percorrem fenômenos como a troca da posição discursiva, satisfação dos desejos através da fantasia e apropriação e atualização de significantes.


In the therapeutic setting, we seek to build a transference bond with the patient who starts to project in the therapeutic environment, as well as in the psychologist, his unconscious dilemmas, such as repressed desires, choices and relationship with objects, reference figures and resolution capacity conflict. In this workshop, we seek to explain the therapeutic value of the Role-playing Game (RPG) as a tool in the therapeutic environment, be it group, family or individual. The imagined narrative is used opening space for free associations and fantasy constructions, important points for the psychic structuring. Allowing the therapist to introduce environments, figures and objects that come into contact with their particular issues, aiming at the elaboration of situations during the game. Patients draw a final goal and deal with adversities that require a choice, this choice is made or not playing dices. Thus, the interaction allows the construction of new links and the updating of references and object relations. Through the work with the mechanisms of transference and identification, which are beacons of socialization in general, they cover phenomena such as the exchange of discursive position, satisfaction of desires through fantasy and appropriation and updating of signifiers.


Palavras-chave / Keywords:

Projeção, RPG, Ferramenta terapêutica.

Projection, RPG, Therapeutic tool.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt