Emoções positivas na viragem da infância para a adolescência: aprendendo a se relacionar = Positive emoticons in the transition from childhood to adolescence: learning to relate

Danielle de Gois Santos Caldeira

Resumo


O tema deste trabalho une emoções positivas e aprendizagem afetiva, na viragem da infância para a adolescência. O objetivo dedica-se a desenvolver estratégias para auxiliar na transição das experiências de socialização da infância para a adolescência, considerando as emoções como elementos que viabilizam as relações sociais. Cotidianamente, Psicologia, ciência e profissão, vem aperfeiçoando suas entradas no auxílio do desenvolvimento de potencialidades humanas. Nesta ceara, inclui-se o despertar para a positividade que as aprendizagens de como lidar com as emoções pode inaugurar uma melhor e duradoura adaptação as experiências de socialização. O desconhecimento das emoções como aliadas na reversão de sofrimento psicológico se mostra um disparador para a construção de propósitos de vida. O workshop destina-se a construção de estratégias de cuidado às emoções e se fundamenta na Teoria Focada nas Emoções (TFE) e na Psicologia Positiva. A vida com propósito tem o significado de proporcionar nos sentirmos pertencentes ao grupo social de referência. É previsto, neste trabalho, a exposição de cenas do filme Divertidamente. O filme expõe nascimento e desenvolvimento de uma menina a partir do desenvolver de suas emoções, ao mesmo tempo, em que o expectador tem notícias das emoções das pessoas que cuidam e se relacionam com a menina. No decurso do filme, pretende-se chamar atenção ao nascimento e amadurecer das emoções. Na sequência, será aplicada uma dinâmica intitulada “O que ocorreu bem”, com base na estratégia da Psicologia Positiva, nessa atividade prioriza-se a descrição de fatos do cotidiano experienciados pelos participantes do workshop. Assim, os participantes identificam equivalências quanto ao nascimento de suas emoções, tal como o filme sugere. A partir da união ficção e experiência cotidiana são construídas, no workshop, estratégias para auxiliar o cuidado das emoções tendo em vista a construção de propósitos de vida. Os resultados esperados apoiam-se na aprendizagem de cuidados com as emoções admitindo-as como altamente funcionais. Os esquemas emocionais podem ser acedidos, indiretamente, através das experiências que os produzem. É neste caminho que iremos nos apoiar, possibilitando que emoções atuem no processo de mudança a fim de gerar intimidade em quem experimenta esta combinação proporcionada pela união TFE e Psicologia Positiva, no caso os participantes do workshop, todavia sendo extensível para a viragem infância-adolescência.


The theme of this work combines positive emotions and affective learning, in the turning from childhood to adolescence. The objective is dedicated to developing strategies to assist in the transition from socialization experiences from childhood to adolescence, considering emotions as elements that make social relationships possible. Every day, Psychology, science and profession, has been improving its entries in helping to develop human potential. This area includes the awakening to the positivity that learning how to deal with emotions can inaugurate a better and lasting adaptation to socialization experiences. Ignorance of emotions as allies in reversing psychological suffering proves to be a trigger for the construction of life purposes. The workshop aims to build strategies to care for emotions and is based on the Theory Focused on Emotions (TFE) and Positive Psychology. Life with purpose has the meaning of providing us to feel belonging to the social group of reference. It is foreseen, in this work, the exhibition of scenes from the film Divertly. The film exposes the birth and development of a girl from the development of her emotions, at the same time, in which the viewer has news of the emotions of the people who care for and relate to the girl. In the course of the film, it is intended to draw attention to the birth and maturity of emotions. Then, a dynamic entitled “What went well” will be applied, based on the Positive Psychology strategy, in this activity the priority is given to the description of everyday facts experienced by the workshop participants. Thus, participants identify equivalences regarding the birth of their emotions, as the film suggests. From the union of fiction and everyday experience, strategies are built in the workshop to help care for emotions with a view to building life purposes. The expected results are based on learning to care for emotions, admitting them as highly functional. Emotional schemes can be accessed, indirectly, through the experiences that produce them. It is on this path that we will support each other, allowing emotions to act in the process of change in order to generate intimacy in those who experience this combination provided by the TFE union and Positive Psychology, in this case the workshop participants, however being extensible for the childhood-adolescence turn.


Palavras-chave / Keywords:

Emoções positivas, Terapia focada nas emoções, Psicologia positiva, Aprendizagem afetiva.

Positive emotions; Emotional focused therapy, Positive psychology, Affective learning.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt