Aventura Artemoção em Cascais = Aventura Artemoção in Cascais

Ana Cerqueira, Fábio Botelho Guedes, Marta Raimundo, Marta Barata, Sofia Borges de Sousa, Vera Guerreiro, Tânia Gaspar

Resumo


O projeto Aventura Artemoção em Cascais é desenvolvido pela equipa da Aventura Social – Associação, está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Cascais, abrangendo os alunos do 2º e 3º ciclo (num total de 20 turmas) e as respetivas equipas educativas (professores e assistentes operacionais) e é financiado pela Câmara Municipal de Cascais. Este projeto de formação psicopedagógica pretende colmatar as lacunas no espectro da capacidade de atuação do pessoal docente e não docente na dimensão de intervenção na relação e na componente pessoal e social, facultando a informação necessária à comunidade escolar para que se possam compreender, melhorar e construir relações humanas mais propícias ao desenvolvimento psicossocial e emocional dos alunos, com vista ao crescimento sociocultural e profissional. Assim, os três grandes objetivos deste projeto visam (1) compreender e caracterizar as necessidades de saúde global das crianças e jovens, (2) desenvolver competências socioemocionais para promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças/jovens e suas famílias e (3) prevenir o insucesso e o abandono escolar. No ano letivo 2019/2020 decorreu a formação com os diretores de turma e assistentes operacionais e a implementação de um programa de promoção de competências socioemocionais direcionado aos alunos (contando com a intervenção dos técnicos da Aventura Social – Associação em conjunto com os professores).


The Aventura Artemoção in Cascais project is developed by the Aventura Social - Association team, it is being implemented in the Cascais School Group, covering 2nd and 3rd cycle students (in a total of 20 classes) and the respective educational teams (teachers and operational assistants) and is financed by the City Council of Cascais. This psychopedagogical training project aims to fill the gaps in the spectrum of the teaching and non-teaching staff's performance in the dimension of intervention in the relationship and in the personal and social component. It intends to provide the necessary information to the school community so that they can understand, improve and build human relations that are more conducive to the psychosocial and emotional development of the students aiming at the social, cultural and professional growth. Thus, the three main objectives of this project aim to (1) understand and characterize the global health needs of children and young people, (2) develop socio-emotional skills in order to promote the well-being and the healthy development of children/young people and their families and (3) prevent school failure and dropout. In the academic year 2019/2020 the following activities were developed: training actions with the teachers and the operational assistants and implementation of a program to promote socio-emotional skills aimed at students (with the intervention of the Aventura Social – Associação project team in collaboration with the teachers).


Palavras-chave / Keywords:

Formação psicopedagógica, Escola, Competências socioemocionais, Equipas educativas, Desenvolvimento psicossocial.

Psychopedagogical training, School, Socio-emotional skills, Educational teams, Psychosocial development.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt