Emoções ao rubro na sala de aula: projeto de intervenção numa turma de 4º ano = Red-hot emotions in the classroom: a 4th grade classroom intervention project

Tiago Filipe Miranda, Ema Gomes, Isabel Duarte

Resumo


No presente são muito conhecidos os casos de violência e de desacato no contexto escolar, gerados em grande parte pelas dificuldades na gestão das emoções, levando ao insucesso escolar e ao desespero de quem se vê perante a tarefa de ensinar. Nesta comunicação propomo-nos apresentar um projecto de intervenção em sala de aula, realizado numa escola nos arredores de Lisboa, numa turma de 4º ano, que apresentava comportamentos disruptivos dentro e fora da sala de aula. O objetivo foi a sessação deste tipo de comportamentos, a aquisição de limites e o desenvolvimento de um espírito de cooperação entre os elementos da turma. O trabalho foi realizado em 11 sessões de 60 minutos, com tarefas individuais e de grupo com vista à realização dos objetivos propostos. Os resultados obtidos revelaram uma alteração dos comportamentos, um aumento da cooperação entre as crianças e com os adultos. A realização deste projeto de intervenção em sala de aula permitiu um aumento da expressão emocional dos alunos de uma forma ajustada aos diferentes contextos da sua vida, verificando-se uma diminuição dos comportamentos disruptivos, pelo que consideramos fundamental que possa ganhar expressão numa lógica preventiva, potenciando a exploração das emoções aliadas ao sucesso no ensino e na aprendizagem escolar.


In the present it´s been well known violence and contempt cases in the school context, created largely by the emotion management difficulties, leading to school failure and the desperation of who faces the teaching task. In this communication we set ourselves to present a class environment intervention project, applied in a nearby Lisbon school, in a 4th grade class. The objective were to cease this type of behavior, the acquisition of boundaries and the development of a cooperation spirit among classmates. The project was held by eleven sixty minute sessions, with individual and group exercises regarding the objectives that were set before. The obtained results revealed a shift in the behavior, a raising of cooperation amongst children and with adults. This class environment intervention project, allowed the increase in the emotional expression of the students in a proper way according to their different life contexts, a decrease of disruptive behaviors, therefore, we consider elemental that it might gain expression in a preventive manner, enhancing the emotion exploration allied to the teaching success and school learning.


Palavras-chave / Keywords:

Emoções, Violência, Contexto escolar, Cooperação.

Emotions, Violence, School context, Cooperation.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt