Ler, criar e pensar – Projecto de intervenção em contexto escolar para a promoção de competências socio-emocionais = Ler, criar e pensar – Intervention project in school context for the promotion of socio-emotional skills

Ema Gomes, Isabel Gonzalez Duarte

Resumo


O projecto Ler, Criar e Pensar teve como principal objectivo o desenvolvimento das competências emocionais, que se encontram directamente implicadas na aquisição de competências sociais, relacionais, bem como na aprendizagem escolar constituindo-se, por isso, um aspecto fundamental para o bem-estar e saúde mental das crianças. A identificação e diferenciação das emoções permite o desenvolvimento da inteligência emocional, ou seja, através desta exploração as crianças passam a estar em maior contacto com as suas próprias emoções, criando representações internas que lhes permitem melhor compreender, elaborar e gerir as mesmas. A intervenção foi realizada em contexto de sala-de-aula em sete turmas do 1o ciclo da Escola Básica Casal da Barôta, ao longo do ano lectivo 2018/2019. Foram realizadas três sessões por cada turma (uma por cada período lectivo), sendo que em cada sessão foi lida uma história com conteúdo emocional importante, que permitiu a exploração por parte das crianças em relação às suas próprias emoções, contribuindo para o aumento da sua sensibilidade emocional. Num segundo momento foi promovido um pequeno espaço para dúvidas e partilha de opiniões e experiências entre todos. No final de cada sessão solicitou-se que cada aluno realizasse um desenho sobre a temática trabalhada, contribuindo assim para uma melhor assimilação do conteúdo abordado. A partir da criação de uma grelha de análise das produções gráficas obtidas no final de cada sessão, foi possível constatar um progressivo aumento na capacidade dos alunos em reconhecer, diferenciar e elaborar as suas emoções. Assim o projecto Ler, Criar e Pensar constitui-se como uma ferramenta útil para potenciar os recursos emocionais dos alunos, permitindo o seu melhor desenvolvimento, podendo desempenhar um papel importante na prevenção da saúde mental no contexto escolar.


The main objective of the Reading, Creating and Thinking project was the development of emotional skills, which are directly involved in the acquisition of social and relational skills, as well as in school learning, thus constituting a fundamental aspect for well-being. and children's mental health. The identification and differentiation of emotions allows the development of emotional intelligence, that is, through this exploration, children come into greater contact with their own emotions, creating internal representations that allow them to better understand, elaborate and manage them. The intervention was carried out in the classroom in seven classes of the 1st cycle of the Basic School Casal da Barôta, throughout the academic year 2018/2019. Three sessions were held for each class (one for each academic term), and in each session a story with important emotional content was read, which allowed the children to explore their own emotions, contributing to the increase of their emotional sensitivity. Then, it was created a moment for the children to share doubts, opinions and experiences with each other. At the end of the session, each student was asked to make a drawing on the theme, thus contributing to a better assimilation of the content covered. From the creation of an analysis grid of the drawings, it was possible to see a clear improvement in the students' ability to recognize, differentiate and elaborate their emotions. We found the Read, Create and Think project as a useful tool to enhance students' emotional resources, allowing its best development and therefore being able to play an important role in the prevention of mental health in the school context.


Palavras-chave / Keywords:

Competências socio-emocionais, Intervenção terapêutica, Contexto escolar.

Socio-emotional skills, Therapeutic intervention, School context.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt