O Role-Playing Game como ferramenta na estruturação psíquica = Role Playing Game as a tool in psychic structuring

Leonardo Costa Bieber Lopes, Luísa Fialho da Silva, André Kraemer Betts, Letícia Wilke Franco Martins, Márcia Elisabete Wilke Franco

Resumo


O artigo refere-se a uma experiência de trabalho com grupo terapêutico, em um centro de reabilitação intelectual de referência, localizado na cidade de Cachoeirinha-RS-Brasil. O objetivo foi trabalhar a socialização, importante para o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes, diagnosticados com deficiência cognitiva. Utilizou-se da ferramenta do Role-Playing Game (RPG) a fim de disponibilizar um ambiente projetivo, permitindo se colocar em novas situações, estimulando a interação e a criação de novos vínculos e promovendo o desenvolvimento e a atualização dos mecanismos de transferência e identificação, sempre presentes nas trocas. O grupo contava com a participação de em média cinco (5) jovens de 10 a 15 anos, uma vez por semana, durante um (1) ano. Além da construção do personagem, os jovens participaram da elaboração do cenário do jogo. Em cada encontro, levava-se uma narrativa com elementos específicos das questões pessoais de cada um. Assim, o jogo agia aproximando e expondo-os às suas questões subjetivas, bem como da troca com os demais, visando o trabalho de suas particularidades e desempenho de potencialidades. No decorrer do Role-Playing Game, evidenciou-se mudanças e evoluções em relação às dificuldades apresentadas no início do projeto. Os pais dos participantes relataram ganhos relacionados ao comportamento e adequação a idade, questões gerais de socialização, respeito às regras, consideração a figura do outro, trabalho com ansiedade/frustração, organização mental, noção de ação/consequência, trabalho em grupo, entre outros.


The article refers to an experience of working with a therapeutic group, in a reference intellectual rehabilitation center, located in the city of Cachoeirinha-RS-Brazil. The objective was to work on socialization, important for the psychic development of children and adolescents, diagnosed with cognitive impairment. The Role-Playing Game (RPG) tool was used in order to provide a projective environment, allowing you to put yourself in new situations, stimulating interaction and creating new bonds and promoting the development and updating of transfer and identification mechanisms, always present in exchanges. The group had the participation of an average of five (5) young people aged 10 to 15 years, once a week, for one (1) year. In addition to the construction of the character, the young people participated in the elaboration of the game's scenario. At each meeting, there was a narrative with specific elements of each person's personal issues. Thus, the game acted by bringing them closer and exposing them to their subjective questions, as well as exchanging them with others, aiming at the work of their particularities and performance of potentialities. During the Role-Playing Game, changes and evolutions were evidenced in relation to the difficulties presented at the beginning of the project. Participants' parents reported gains related to behavior and age adequacy, general socialization issues, respect for the rules, consideration of the other person, work with anxiety / frustration, mental organization, notion of action / consequence, group work, among others.


Palavras-chave / Keywords:

Desenvolvimento psíquico, Projeção, Socialização.

Psychic development, Projection, Socialization.


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