Só se cresce bem, acompanhado – Grupo de pais de crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais = You can only grow well when accompanied – group of parents of children with behavioral and relationship difficulties in the latency[...]

Ana Veríssimo, Mara Candeias, Patrícia Galvão, Teresa Matos

Resumo


A investigação "Do fora para dentro, da relação à elaboração - Programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência" preconizou a aplicação de um programa de intervenção e prevenção em grupo de crianças entre os 8 e os 10 anos , tendo como objetivo a redução sintomática e a promoção da saúde mental infantil, e incluiu também a dinamização de um grupo de pais e cuidadores destas crianças, com uma periodicidade mensal. As sessões seguiram um modelo semiestruturado, através de um programa de atividades pré-definido, com temáticas selecionadas com base na sua pertinência teórica e empírica, e na ligação ao grupo de crianças. O grupo de pais/cuidadores permitiu estabelecer uma aliança terapêutica consistente, fomentando o desenvolvimento da capacidade empática face às dificuldades reais dos filhos e ao sofrimento associado; a partilha de experiências e reflexões, diminuindo o sentimento de solidão face às vivências problemáticas; a criação de identificações com outros pais/terapeutas; a maior compreensão sobre o funcionamento emocional dos filhos; a diminuição das representações negativas; a melhoraria das suas relações com eles e o desenvolvimento de competências parentais como a capacidade para oferecer limites consistentes e lidar melhor com a frustração dos filhos ou uma maior consciência e compreensão sobre o lugar e o papel que cabe a cada um no sistema familiar. Numa análise qualitativa, parece ter-se verificado uma correlação positiva entre um estado avaliado como mais saudável/a melhoria sintomática das crianças nos casos em que os respetivos cuidadores participaram no grupo de pais.


The investigation "From inside to outside, from relation to elaboration - Preventive and clinical group intervention program for children with behavioural and relationship difficulties in the latency period" included two lines of work: the use of intervention and prevention programs in groups of children between the ages of 8 and 10, aiming towards symptomatic reduction and the promotion of their mental health; and also the creation of a monthly support group for the parents and caregivers of these children. The sessions with the latter group followed a semi-structured model, including a pre-defined program of activities, with its themes being selected based on their theoretical and empirical relevance, and also in connection with the children’s group themes. The group of parents/caregivers allowed for a strong and consistent therapeutic alliance; fostered the development of an empathic ability towards their children’s difficulties and their associated suffering; helped reduce feelings of loneliness associated to their difficult parental experiences; promoted positive identifications with other parents/therapists; originated a better understanding of their children's emotional functioning and the decrease in negative representations; and helped improve family interpersonal relationships and more effective parenting skills, like tolerance to frustration and role definition. In a qualitative analysis, we find a positive correlation between a healthier functioning/symptomatic improvement of children in those whose respective caregivers participated in the family group.


Palavras-chave / Keywords:

Intervenção em grupo, Pais, Famílias, Promoção saúde mental infantil.

Group intervention, Parents, Families, Promotion of children's mental health.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt