Sentimentos de estudantes sobre vivências de violência na escola e comunidade = Students’ feelings regarding school and community violence

João Paulo Mendes Carvalho, Flávia Ribeiro, Raquel Guzzo

Resumo


Considerando que a escola é um espaço de promoção do desenvolvimento e que a violência vivenciada pelos estudantes dentro e fora desse contexto interfere na formação integral de crianças e adolescentes, esse estudo levantou reflexões sobre a necessidade de atuação crítica frente aos desafios sociais impostos na realidade escolar. Com o objetivo de compreender os sentimentos de estudantes frente situações de violência foi conduzida uma análise de diários de campo de quatro escolas públicas de nível fundamental no interior do estado de São Paulo/Brasil. Sessenta e oito registros sobre os sentimentos de estudantes foram identificados, sendo Raiva, Tristeza e Pena os mais relatados. Os resultados evidenciam escassez de recursos no ambiente escolar para tratar a experiência emocional dos estudantes, reforçando a urgente necessidade de criação de políticas educacionais que assegurem a presença de psicólogos em escolas públicas.


Considering that schools are a space for promoting development and that the violence experienced by students inside and outside this context hinders their integral formation, this study raised reflections on the need for critical action in face of the social challenges imposed in schools’ reality. In order to understand the feelings of students in context of violence, an analysis of field diaries of four Brazilian public primary level schools was conducted. Sixty-eight records on the feelings of students were identified, being Anger, Sadness, and Pity the most shared ones. The results show a scarcity of resources in the school environment to deal with students' emotional experiences, reinforcing the urgent need to create educational policies that ensure the presence of psychologists in Brazilian public schools.


Palavras-chave / Keywords:

Psicologia da libertação, Violência, Escola, Sentimentos, Estudantes.

Psychology of liberation, Violence, School, Feelings, Students.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt