A violência como expressão emocional e afetiva na adolescência: excitação vs. emoção? = The violence as emotional expression and affective in adolescence: Excitation vs. Emotion?

Isabel Duarte, Teresa Rebelo

Resumo


Na sociedade atual a violência surge como uma expressão emocional e afetiva dos adolescentes, geradora de uma grande vulnerabilidade psíquica, pelo que se constitui como fundamental identificar quais são as emoções que se encontram associadas e em que medida é que estas se corelacionam com a excitação. Com base num estudo em curso na equipa da CRFDP, EA 7475, França, propomo-nos apresentar o caso de uma adolescente de 13 anos que apresentava uma forte componente excitatória, agida na sexualidade e na auto e hétero agressão. Metodologia: quantitativa - W.I.S.C-R e qualitativa - Rorschach e TAT. Os resultados revelam a existência de processos primários que afetam os resultados cognitivos e a esfera emocional, na qual a excitação surge como um meio para a descarga da emoção. A possibilidade de realizar uma leitura mais ajustada às emoções permite uma melhor compreensão do comportamento, em particular dos de cariz agressivo que estão na base de algumas vulnerabilidades agidas na sexualidade. A sistematização das emoções presentes na adolescência permite organizar um conjunto de elementos avaliativos, que se constituem como uma ferramenta de trabalho na prevenção e na intervenção na prática clínica.


In current society, violence emerge as adolescents’ emotional and affective expression, generating psychological vulnerabilities. In this way, is essential to identify which are the emotions involved in this process and in how they are correlated with excitement. Based on a study in progress with CRFDP, EA 7475 team in France, we will present the case of a 13 years adolescent, that shown a strong excitatory component, acted in sexuality and with auto and hetero aggression. Methodology: Quantitative - W.I.S.C-R and qualitative - Rorschach and TAT. The results reveal existence of primary processes that affect cognitive results and the emotional sphere, in which the excitation emerges as way to release emotion. The possibility of conducting an analysis more adjusted to the emotions, allows the understanding of the behaviour, especially those of aggressive nature, which are at the basis of some vulnerabilities that are present in sexuality. Emotions systematization in adolescence enable the organization of a group of evaluative elements, which establish a working tool in the prevention and intervention in clinical practice.


Palavras-chave / Keywords:

Violência, Emoção, Excitação, Adolescência, Vulnerabilidade.

Violence, Emotion, Excitement, Adolescence, Vulnerability.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt