A violência do ainda não-ser = The violence of not being yet

Ana Silva, Isabel Gonzalez Duarte

Resumo


As emoções apresentam-se como uma componente fundamental da existência humana em geral, e em particular, do desenvolvimento da criança. Face às constantes mudanças e transformações psíquicas ocorrentes ao longo do desenvolvimento infantil surge a necessidade de compreender as suas emoções para uma leitura mais correta da sua expressão no contexto psicoterapêutico. A metodologia projetiva, em particular o Rorschach, constitui-se como uma ferramenta valiosa para o clínico. Neste sentido, propomo-nos apresentar um estudo de caso através do qual é possível aceder ao mundo intersubjetivo do Miguel com 6 anos, que se apresenta na consulta de psicologia no seguimento do falecimento da sua mãe. A leitura realizada através do método Rorschach permitiu aceder à natureza dos seus processos psíquicos e à sua dinâmica emocional, revelando-nos as emoções do seu mundo interno, de uma forma sistematizada e metodologicamente sustentada. Através da compreensão das emoções reveladas na prova projetiva, torna-se possível clarificar o mundo interno do sujeito, o que se reveste de uma grande riqueza para o trabalho psicoterapêutico, permitindo potenciar o sucesso da intervenção e o melhor desenvolvimento infantil.


Emotions are presented as a fundamental component of human existence in general, and in particular, of the child's development. In view of the constant psychic changes and transformations occurring during the child development, there is a need to understand their emotions for a more correct reading of their expression in the psychotherapeutic context. The projective methodology, in particular the Rorschach, is a valuable tool for the clinician. In this sense, we propose to present a case study through which it is possible to access Miguel's 6-year-old intersubjective world, who presents himself at the psychology consultation following his mother's death. Reading through the Rorschach method allowed us to access the nature of his psychic processes and his emotional dynamics, revealing to us the emotions of his internal world, in a systematic and methodologically sustained way. Through the understanding of the emotions revealed in the projective test, it becomes possible to clarify the subject's internal world, which is of great wealth for psychotherapeutic work, allowing to potentiate the success of the intervention and the best child development.


Palavras-chaves / Keywords:

Emoções, Desenvolvimento, Intersubjetividade, Rorschach.

Emotions, Development, Intersubjectivity, Rorschach.


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