O treino da regulação emocional desde a valência creche = The training of emotion regulation since day-care

Cláudia Garcia, Verónica Riacho

Resumo


As emoções são de grande importância na vida social dos indivíduos (Greenberg, 2002), desenvolvendo-se ao longo da vida e revelando ser de grande importância nas interações entre indivíduos e nos diferentes contextos em que se inserem (Bitti & Zani, 1997). Quanto mais cedo se promover competências socias e emocionais nos indivíduos, maior é a probabilidade de se conseguir minimizar o risco de desajustamento, através do aumento de competências pessoais e sociais, capazes de auxiliar o indivíduo em diferentes domínios da sua vida (Matos, 2008). Ao longo do desenvolvimento desenvolve- a capacidade de compreender a origem das suas emoções, e por consequência, percecionar as emoções como respostas fisiológicas que são influenciadas por pensamentos, memórias e atitudes (Sá, 2002). Assim como, a capacidade de identificar as próprias emoções e as dos outros e de regulação das mesmas em diversas situações, aprendendo ao longo tempo, a expressar-se de forma adequada (Denham, 2003; Greenspan & Wieder, 2005). Neste sentido, é importante a promoção de experiências, que estimulem o desenvolvimento emocional e capacidade de reflexão acerca das suas emoções (Ashiabi, 2000). A aprendizagem emocional pode ser compreendida como um processo contínuo e constante, que permite que a criança seja capaz de expressar, compreender e regular as suas emoções, potenciando a inteligência emocional (Viloria, 2005). Nas escolas, existe ênfase no desenvolvimento de competências cognitivas (Greenspan & Wieder, 2005), no entanto, o autor Santos (2000, citado por Rêgo & Rocha, 2009) defende que o ensino deve abranger a aprendizagem de competências sociais e emocionais. Os autores Payton, Wardlaw, Graczyk, Bloodworth, Tompsett & Weissberg, 2000, defendem que a aprendizagem de competências emocionais, deve ser introduzida na educação desde os primeiros anos da pré-escola até ao ensino secundário. Através de programas preventivos, centrado no desenvolvimento de competências emocionais e sociais, pode-se prevenir comportamentos inadequados, e promover a inteligência emocional, a capacidade de identificar e regular as emoções, a autoestima e a assertividade (Weissberg, Wang & Walberg, 2004). Em vários estudos foi possível compreender que o desenvolvimento de competências sociais e emocionais trazem imensos benefícios, como: níveis mais elevados de inteligência emocional potenciam a utilização de estratégias de coping para a resolução do problema e níveis elevados de autoestima (Mishara e Ystgaard, 2006; Salovey, Stroud, woolery e Epel, 2002); desenvolvimento de valores pró-sociais, bem-estar emocional e ajustamento psicológico, relações interpessoais e de apoio social e da autovalorizarão, maior rendimento escolar (Dias, 2014; Extremera & Férnández-Berrocal, 2003) o que se comprova com o desenvolvimento de diferentes dinamicas que complementam os nossos projetos pedagógicos e que se dedicam ao aprofundamento do treino destas competências, como são exemplo as atividades de yoga e de dança ou as sessões do projeto capacitar dedicadas à autorregulação, autoconhecimento e treino assertivo.


The emotions are of great importance on the individual social life (Greenberg, 2002), during the course of life they are develop, revealing to be of great importance in the interactions between individuals and in the different contexts in which they are inserted (Bitti & Zani, 1997). The sooner social and emotional skills are promoted in individuals, the greater is the likelihood of being able to minimize the risk of maladjustment, by increasing personal and social skills, capable of helping the individual in different areas of his life (Matos, 2008). Throughout the development, the ability to understand the foundation of his emotions develops and, subsequently, perceive emotions as physiological responses that are influenced by thoughts, memories and attitudes (Sá, 2002). As well as, the ability to identify one’s own emotions and those of others and to regulate them in different situations, learning over time, to express them properly (Denham, 2003; Greenspan & Wieder, 2005). Therefore, it is important to promote experiences that encourage emotional development and the ability to reflect on your own emotions (Ashiabi, 2000). The emotional learning can be understood as a continuous and constant process, which allows the child to be able to express, understand and regulate his emotions, increasing emotional intelligence (Viloria, 2005). In schools, there is an emphasis on the development of cognitive skills (Greenspan & Wieder, 2005), however, the author Santos (2000, cited by Rêgo & Rocha, 2009) argues that teaching should comprehend the learning of social and emotional skills. The authors Payton, Wardlaw, Graczyk, Bloodworth, Tompsett & Weissberg, 2000, claim that the learning of emotional competences, should be introduced in education from the early years of day-care to secondary school. Through preventive programs, dedicated to the development of emotional and social skills, it is possible to prevent inappropriate behaviours, promote emotional intelligence, stimulate the ability to identify and adjust emotions, self-esteem and assertiveness (Weissberg, Wang & Walberg, 2004). In several studies it was possible to understand that the development of social and emotional skills bring immense benefits, such as: higher levels of emotional intelligence enhance the use of coping strategies to solve the problem and high levels of self-esteem (Mishara and Ystgaard, 2006; Salovey, Stroud, woolery and Epel, 2002); development of social values, emotional well-being and psychological adjustment, interpersonal relationships and social support, as well self-worth and higher school performance (Dias, 2014; Extremera & Férnández-Berrocal, 2003), which is proven by the development of different dynamics that complement our pedagogical projects, that are dedicated to developing the training of these skills, such as the yoga and dance activities or the Capacitar project sessions dedicated to self-regulation, self-knowledge and assertive training.


Palavras-chave / Keywords:

Autorregulação, Autoconhecimento, Competências emocionais, Estratégias educativas.

Self-regulation, Self-knowledge, Emotional competences, Educational strategies.


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