E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da criança pré-escolar = What do I do now? - Emotion knowledge, parent evolvement and coping with preschoolers negative emotions

Márcia Arnaud

Resumo


O conhecimento das emoções é muito importante na vida social das crianças, sendo que as primeiras experiências com emoções ocorrem dentro do seio familiar. Assim, a família tem uma forte influência no desenvolvimento do conhecimento emocional das suas crianças. Este estudo pretende explorar como é que as reações dos pais às emoções de valência negativas dos filhos e o seu envolvimento se relacionam com o seu conhecimento emocional. Participaram neste estudo 50 famílias com as quais foi feito uma entrevista às crianças pré-escolares para analisar o seu conhecimento emocional e uma bateria de questionários aos pais para aceder ao envolvimento e à forma como reagem às emoções de valência negativa das suas crianças. Os resultados mostram que quanto menor a perceção das mães de partilha dos cuidados diretos e disciplina, maior a sua utilização de estratégias de coping negativas. As estratégias de minimização das mães correlacionam-se com mais dificuldades no conhecimento emocional. Assim, conclui-se que a perceção de partilha do envolvimento influencia as estratégias de coping utilizadas que irão ter impacto no desenvolvimento do conhecimento emocional das crianças.


Emotional knowledge is a very important part of the social life of our children. Their first emotional experience is between their family which constitutes a strong influence in its development. This study aims to understand how parents react to their children's negative emotions and their sharing evolvement influence their children’s emotional knowledge. There were 50 families participating in this investigation. Interviews were made with the preschoolers to access theirs emotional knowledge, while their parents were given questionnaires to access their the evolvement and coping strategies. Our results show that a perception of low sharing cares and discipline between parents is related to more use of negative coping strategies from the mothers. The use of mothers’ minimization strategies seemed linked to a lower emotional knowledge of their children. Concluding, it seems that mothers’ perceptions of sharing caring tasks influences their use of coping strategies that will impact the emotional knowledge of preschoolers.


Palavra-chave / Keywords:

Conhecimento emocional, Envolvimento parental, Emoções valência negativa.

Emotional knowledge, Parent evolvement, Negative emotions.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt