Projeto Be.Live – Cria a tua mudança = Be.Live Project – Create your change

Inês Francisco, Paulo Gomes, Susana Bernardo

Resumo


O projeto piloto “Be.Live – Cria a tua mudança”, surgiu da necessidade de criar uma resposta de promoção da resiliência junto de crianças e jovens (C/J) em situação de vulnerabilidade familiar. Este trabalho tem como objetivo combater a falta de oportunidades de crescimento e valorização pessoal das C/J que têm processos de promoção e proteção, através da melhoria do seu bem-estar geral, aumento da qualidade de vida, promoção do autoconceito, desenvolvimento de competências pessoais e sociais e construção de um projeto de vida adequado a cada um. Para alcançar estes objetivos foram desenhados dois protocolos de intervenção terapêutica baseados no modelo da teoria da aceitação e compromisso (ACT) e na educação vivencial. Os participantes são 60 C/J, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos que tenham uma medida de promoção e proteção. Um protocolo de intervenção é constituído por entre 8 a 12 sessões individuais e a participação num Bootcamp imersivo com a duração de quatro dias. O segundo protocolo de intervenção pretende testar a metodologia e o tempo de intervenção, sendo por isso de intervenção intensiva, de curta duração e implementado exclusivamente em grupo. Este terá a duração de dois dias consecutivos, com a duração média de 6 horas por dia. Para avaliar a eficácia e impacto dos protocolos de intervenção foi feito um estudo longitudinal com três momentos de avaliação (pré-teste, pós-teste e follow up) recorrendo a uma metodologia de avaliação quantitativa e qualitativa. Partindo dos resultados preliminares, será discutida a eficácia dos protocolos de intervenção e o seu impacto na vida das crianças e jovens.


The “Be.Live - Create your change” pilot project arose from the need to create a response to promote resilience among children and youth (C/Y) in a situation of family vulnerability. This work aims to combat the lack of opportunities for growth and personal appreciation of C/Y that have processes of promotion and protection, through the improvement of their general well-being, increase in the quality of life, promotion of self-concept, development of personal and social skills, and building a life project suitable for each of them. To achieve these objectives, two therapeutic intervention protocols based on the acceptance and commitment theory model (ACT) and on experiential learning were designed. The participants are 60 C/Y, aged between 10 and 19 years old that are under a promotion and protection measure. An intervention protocol is composed of 8 to 12 individual sessions and participation in an immersive Bootcamp lasting four days. The second intervention protocol aims to test the methodology and the intervention time, which is why it is an intensive intervention, of short duration and implemented exclusively in groups. This will last for two consecutive days, with an average duration of 6 hours per day. To evaluate the effectiveness and impact of the intervention protocols, a longitudinal study was carried out with three evaluation moments (pre-test, post-test and follow up) using a quantitative and qualitative evaluation methodology. Based on the preliminary results, the effectiveness of the intervention protocols and their impact on the lives of children and youth will be discussed.


Palavras-chave / Keywords:

ACT, Resiliência, Qualidade de vida, Flexibilidade psicológica, Projeto de vida.

ACT, Resilience, Quality of life, Psychological flexibility, Life project.


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