Aconselhamento psicológico de inspiração fenomenológico existencial: cuidados preventivos na primazia das emoções = Psychological counseling inspired by Existential Phenomenological: preventive care in the primacy of emotions

Danielle de Gois Santos Caldeira

Resumo


Emoções são componentes do funcionamento humano. O trabalho psicológico e as emoções, no contexto de saúde mental infanto-juvenil, são temas desta comunicação. A exposição do cuidado psicológico será abordada enquanto estratégia preventiva e de fortalecimento ao desenvolvimento humano, desde as primeiras experiências de socialização. A comunicação objetiva compartilhar modo de cuidado a saúde mental infanto- juvenil de fundamentação na Fenomenologia Existencial, no formato de aconselhamento psicológico, integrando Terapia Focada nas Emoções e Psicologia Positiva. A metodologia considera a descrição das experiências essencial para o significar das emoções. Neste sentido, a Fenomenologia Existencial inspira atenção aos fenómenos de socialização vividos por crianças e jovens a partir do relato desses e de seus cuidadores que serão mediados pelo carater de orientação, modo de atuação do aconselhamento psicológico. Da Terapia Focada nas Emoções admite-se que seres humanos são afetivos, sendo as emoções companhias na produção de sentido das experiências e cognitivamente, as emoções atuam no processamento de ações. Quanto aos sentidos das experiências, a Psicologia Positiva é uma aliada para a adoção de um valor em si para a vida, a noção de significado consistindo pertença ao grupo e construção de emoções positivas que repercutem em emoções moralmente livres. Nascemos neutrais em relação as questões que envolvem a moralidade. Considerando as emoções e o uso da razão bases para a noção de moralidade, o trabalho de aconselhamento psicológico orienta-se na promoção da aprendizagem de emoções, na organização de emoções e cognição, para colaborar com o desenvolvimento humano de maneira sensível e produtivo. Logo, conceber as emoções como prioridade na prevenção de cuidados psicológicos a saúde mental motiva comportamentos sintonizados a inserção social, aprendizagem de competências úteis, nas quais as emoções positivas estimulam recursos psicológicos duradouros. Nesta direção, mudanças duradouras dependem de mudanças emocionais. Desde a infância se despertamos para as emoções colaboramos para desenvolver e experimentar relações de confiança, não dependentes de expectativas, pois reconhecemos nosso valor nas experiências.


Emotions are components of human functioning. Psychological work and emotions, in the context of children's mental health, are themes of this communication. The exposure of psychological care will be approached as a preventive strategy and strengthening human development, from the first experiences of socialization. The communication aims to share child and adolescent mental health care based on Existential Phenomenology, in the form of psychological counseling, integrating Emotional Focused Therapy and Positive Psychology. The methodology considers the description of the experiences essential to the meaning of the emotions. In this sense, the Existential Phenomenology inspires attention to the socialization phenomena experienced by children and young people from the report of these and their caregivers, which will be mediated by the orientation character, the way of psychological counseling. From Emotion-Focused Therapy, it is admitted that human beings are affective, emotions being companies in the production of sense of experiences and cognitively, emotions act in the processing of actions. As for the meanings of the experiences, Positive Psychology is an ally for the adoption of a value in itself for life, the notion of meaning consisting of belonging to the group and construction of positive emotions that resonate in morally free emotions. We were born neutral in relation to issues involving morality. Considering emotions and the use of reason as the basis for the notion of morality, psychological counseling work is oriented towards promoting the learning of emotions, organizing emotions and cognition, to collaborate with human development in a sensitive and productive way. Therefore, conceiving emotions as a priority in the prevention of psychological care and mental health motivates behaviors attuned to social insertion, learning useful skills, in which positive emotions stimulate lasting psychological resources. In this direction, lasting changes depend on emotional changes. Since childhood, if we wake up to emotions, we collaborate to develop and experience relationships of trust, not dependent on expectations, as we recognize our value in experiences.


Palavras chave / Keywords:

Aconselhamento psicológico, Fenomenologia existencial, Terapia focada nas emoções, Psicologia positiva, Emoções.

Psychological counseling, Existential phenomenology, Emotional focused therapy, Positive psychology, Emotions.


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