Projecto de investigação-Acção "Tu és único" - Intervenção em saúde mental na prevenção de comportamentos de risco na adolescência = Comunication: Investigation-Action Project "Tu És Único" – Mental Health Intervention in Prevention of Risk [...]

Maria João Barros, Maria Gouveia Pereira, Susana Lourenço, Tânia Gaspar, Carolina Silva, Daniela Costa, Rodrigo Coelho

Resumo


Propomos a apresentação de um programa de intervenção preventiva e promotor da saúde mental, dirigido a adolescentes e à comunidade escolar, implementado numa escola secundária de Lisboa no decorrer de três anos letivos (2017 a 2020). O programa é estruturado em 6 sessões temáticas para responder à identificação e deteção inicial de problemas comportamentais na população escolar. É um plano de intervenção preventiva seletivo, indicado e sistémico. Inicialmente foi aplicado a 22 turmas do 11º e 12º anos, 12 turmas do 10º ano e, no presente ano letivo, a 11 turmas do 10º ano de escolaridade. Tem como finalidade promover os níveis de deteção precoce dos problemas, melhorar a acessibilidade aos recursos de apoio especializado e, também, motivar o envolvimento das famílias e comunidade escolar. Os focos da intervenção são a regulação de emoções, gestão do stress, acontecimentos de vida adversos, perturbação psicológica, comportamentos suicidários, coping, resolução de problemas, fatores protetores e de risco, resiliência, sinais de alarme, recursos, rede social de suporte, empatia, cidadania, autocuidado e relaxamento. O setting de intervenção decorre na escola, as sessões realizadas por turma em sala de aula com participação do professor titular da disciplina com utilização dos métodos expositivo, interrogativo, participativo e o suporte de audiovisuais adequados às temáticas tratadas e à experiência de vida dos adolescentes. Apresentamos a metodologia, os resultados relevantes da intervenção e os constrangimentos encontrados.


We propose the presentation of a preventive intervention program that promotes mental health, aimed at adolescents and the school community, implemented in a secondary school in Lisbon over three academic years (2017 to 2020). The program is structured in 6 thematic sessions to respond to the identification and initial detection of behavioral problems in the school population. It is a selective, indicated and systemic preventive intervention plan. Initially, it was applied to 22 classes from the 11th and 12th years, 12 classes from the 10th year and, in the present school year, to 11 classes from the 10th year of schooling. It aims to promote the levels of early detection of problems, improve accessibility to specialized support resources and, also, motivate the involvement of families and the school community. The intervention focuses on the regulation of emotions, stress management, adverse life events, psychological disorders, suicidal behaviors, coping, problem solving, protective and risk factors, resilience, alarm signals, resources, social support network, empathy, citizenship, self-care and relaxation. The intervention setting takes place at school, the sessions held by the class in the classroom with the participation of the professor of the discipline using the expository, interrogative, participatory methods and the support of audiovisuals appropriate to the themes addressed and the life experience of the adolescents. We present the methodology, the relevant results of the intervention and the constraints encountered.


Palavras-chave / Keywords:

Adolescência, Saúde mental, Perturbação psicológica, Promoção em saúde, Prevenção.

Adolescence, Mental health, Psychological disorder, Health promotion, Preventive intervention.


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