As emoções nos técnicos em contexto de intervenção socioeducativa com crianças e jovens em risco/perigo = Emotions of technicians in context of social-educational intervention with children and young people at risk

Armanda Branquinha, Vera Pereira, Esperança Jales Ribeiro, Leandra Cordeiro

Resumo


As emoções desconcertam aqueles que as experimentam, porque lhes quebra o curso habitual da vida (Martinet, 1981). O presente estudo tem como objetivo perceber se as emoções nos técnicos em contexto de intervenção socioeducativa com crianças e jovens em risco/perigo interferem na sua prática. O estudo é de natureza quantitativa, com cariz exploratório. Tem uma amostra constituída por 42 técnicos a trabalhar em instituições de crianças e jovens em risco do centro do país. Construiu-se um questionário para o efeito e a análise estatística dos dados foi realizada a partir do SPSS (versão IBM 25) Verificou-se através das respostas dadas nos questionários que os técnicos se deixam influenciar pelas suas emoções aquando do exercício da sua prática (66,7%) e 95,2% assume falta de preparação na sua intervenção. Constata-se a necessidade de suporte emocional ou o trabalho nas competências emocionais dos técnicos que está para além da sua preparação ou formação académica.


Emotions disconcert those who experience them because they break the ususal course of life (Martinet, 1981). this study aims to understand the emotions in the technicians in the context of socio-educational intervention with children / youth at risk / danger change intervention, in 2019. This study is quantitative and exploratory. The sample underlying the study consists of 42 subjects, 36 of them female and 6 male, with an average age of 35 years. To obtain data, we used questionnaires prepared through content analysis, and were later analyzed in the version of IBM 25, for respective analysis and statistical treatment of the collected data. It was verified through the answers given in the questionnaires that the technicians are influenced by their emotions during the intervention. Therefore, it is confirmed that sometimes the coaches' way of acting is influenced by their emotions. There is a need for a emotional support of technicians that is behind their academic skills.


Palavras-chave /Keywords:

Inteligência, Técnicos sociais, Emoções, Crianças/Jovens, Perigo.

Intelligence, Social technicians, Emotions, Children / Youth, Danger.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt