Regulação emocional como mediador da relação entre variáveis psicológicas/comportamentais com a qualidade de vida em jovens universitários = Emotional regulation as a mediator of the relationship between psychological/behavioral variables and quality[...]

Paulo Correia Ferrajão, Teresa Santos, Rui Costa

Resumo


As competências de regulação emocional têm sido identificadas na literatura como processos-chave que poderão mediar o efeito de fatores psicológicos e comportamentais na qualidade de vida em adolescentes e jovens adultos. Neste estudo foi analisado o efeito de um conjunto de indicadores psicológicos e comportamentais em jovens adultos na qualidade de vida, através do efeito de mediação das dificuldades de regulação emocional na relação entre essas variáveis. Um estudo transversal foi realizado num grupo de 31 participantes com 20.03+3.78 de média de idades. Os dados foram recolhidos através de um questionário de autopreenchimento que incluiu informação sociodemográfica, bem como variáveis de regulação emocional e de qualidade de vida. A análise dos dados foi feita com base no modelo de equações estruturais (AMOS statistics, Version 26). O acesso limitado às estratégias de regulação emocional mediou o efeito da perceção de saúde física e psicológica, e o consumo de cigarros sobre a qualidade de vida. A não aceitação das respostas emocionais mediava o efeito da adaptação académica, compromisso com o curso, adaptação à instituição e utilização de redes sociais sobre a qualidade de vida. A falta de consciência emocional mediava o efeito da prática de exercício físico sobre a qualidade de vida. A falta de clareza emocional mediava o efeito do consumo de álcool, qualidade do sono, adaptação à instituição e desenvolvimento de carreira sobre a qualidade de vida. O presente estudo procurou evidenciar as conexões entre indicadores psicológicos e comportamentais em jovens adultos no nível de qualidade de vida, através do efeito de mediação das dificuldades de regulação emocional na relação entre essas variáveis. Tendo em conta os resultados, poderá sugerir-se para melhoria do processo de regulação emocional nesta população, a implementação de programas de intervenção focados na prevenção de fatores de risco, na promoção de comportamentos de proteção e de competências pessoais e sociais.

 

Emotional regulation skills have been identified in the literature as key processes that can mediate the effect of psychological and behavioral factors on quality of life in adolescents and young adults. In this study, the effect of a set of psychological and behavioral indicators on young adults on the level of quality of life was analyzed, through the mediation effect of the difficulties of emotional regulation in the relationship between these variables. A cross-sectional study was carried out in a group of 31 participants with an average age of 20.03+3.78. Data was collected through a self-administered questionnaire that included sociodemographic information, emotional regulation and quality of life variables. Data analysis was performed using a structural equation model (AMOS statistics, Version 26). Limited access to emotional regulation strategies mediated the effect of perceived physical and psychological health, and cigarette smoking on quality of life. No acceptance of emotional responses mediated the effect of academic adaptation, course commitment, institution’s adaptation, and the use of social networks on quality of life. Lack of emotional awareness mediated the effect of physical exercise on quality of life. Lack of emotional clarity mediated the effect of alcohol consumption, sleep quality, adaptation to the institution and career development on quality of life. The present study sought to highlight the connections between psychological and behavioral indicators in young adults on the level of quality of life, through the mediation effect of the difficulties of emotional regulation in the relationship between these variables. Taking into account the results and to improve the process of emotional regulation in this population, it may be suggested the implementation of intervention programs focused on the prevention of risk factors, the promotion of protective behaviors and personal and social skills.

 

Palavras-chave / Keywords:

Regulação emocional, Perceção de saúde física/psicológica, Mediação, Qualidade de vida, Jovens universitários.

Emotional regulation, Physical/psychologic health perception mediator, Quality of life, University students.


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