A influências das novas tecnologias no desenvolvimento de competências sociais e emocionais no adolescente

Ana Cardoso, Ana Margarida Ferreira, Cláudia Pinheiro, Diana Pereira, Vanessa Gregório

Resumo


 A sociedade tem sofrido alterações ao longo dos anos, sendo que um dos principais fatores para tal é a utilização cada vez mais frequente de novas tecnologias. Estas aperfeiçoaram-se em diversos meios de comunicação e interação, promovendo mudanças sociais, económicas e culturais. A utilização das novas tecnologias promove maior facilidade na interação, socialização e comunicação, são de utilização frequente nos adolescentes e surgem como uma componente omnipresente no ambiente cultural e social dos mesmos. No entanto, estas podem ter tanto efeitos positivos como negativos na vida dos sujeitos, facilitando oportunidades de interação e acesso livre à informação, mas tendo impacto nos sujeitos e nas relações familiares. Em face do exposto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a influência das novas tecnologias no desenvolvimento de competências sociais e emocionais nos adolescentes e verificar o seu impacto nas relações familiares, numa amostra de adolescentes entre os 12 e 17 anos de idade, através da aplicação de um questionário online. Os resultados obtidos até ao momento indicam que, apesar da sua elevada utilização e de consideraram as novas tecnologias como importantes, os adolescentes preferem a comunicação interpessoal direta e, quando comunicam virtualmente, fazem-no com pessoas do seu quotidiano. Nas relações familiares, mais de metade dos indivíduos não denota conflitos significativos. Com respeito às competências sociais e emocionais, as mesmas podem alterar-se, sendo que os jovens mencionam sentir-se mais preguiçosos e menos pacientes, mas mais ativos socialmente. Estes resultados serão discutidos na apresentação, bem como as suas implicações para a prática.


Society has suffered changes over the years and one of the main factors for this is the ever more frequent use of new technologies. These were improved in various media and interaction, promoting social, economic and cultural changes. The use of new technologies promotes greater ease of interaction, socialization and communication, they are of frequent use in adolescents and emerge as a ubiquitous component in the cultural and social environment of the adolescents. However, these can have both positive and negative effects on subjects' lives, facilitating opportunities for interaction and free access to information, but they have an impact on people and family relationships. In view of the above, this study aimed to analyze the influence of new technologies in the development of social and emotional skills in adolescents and check their impact on family relationships in a sample of adolescents between 12 and 17 years of age through the application of an online questionnaire. The results obtained so far indicate that, despite its high use and consider new technologies as important, young people prefer the direct interpersonal communication and when they communicate virtually, they do it with people of their quotidian. In the family relationships, more than half of the individuals doesn’t denote significant conflicts. Relatively to social and emotional skills, they may change, and the young refer that they feel lazier and less patients, but more active socially. These results will be discussed in the presentation, as well as their implications for practice.


Palavras-chave / Keywords

Novas tecnologias, Competências sociais, Competências emocionais, Relações familiares, Adolescentes.

New technologies, social skills, Emotional skills, Family relationships, Adolescents.


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