A criatividade e a mediação cultural

Marília Pasqual, Susana Pasqual

Resumo


Museus e galerias de arte são espaços de referência para a promoção de criatividade e da liberdade de expressão; fazer uma visita orientada, uma oficina ou simplesmente, dar um passeio por uma exposição observando aquilo que, hoje, podemos chamar de arte, é um exercício de apreciação de criatividade alheia e também de encontro connosco e com o outro. E as questões começam a surgir: mas afinal de onde nascem as ideias? Como podemos desenvolver a nossa criatividade? E, mais importante, como não limitar o lado criativo e crítico de cada um? Estas são algumas das questões que colocamos como mediadoras culturais. Pensar na nossa função como potencializadora de ideias, leituras, interpretações e relações que visam a divergencia do pensamento. Relações com a obra, com a linguagem, com o universo artístico, com o eu, com o eu-criativo e com o universo que o rodeia. A nossa metodologia nasce da vontade de que cada participante encontre o seu caminho, a sua forma de pensamento, de criação, de crítica e de posicionamento diante de uma realidade cada vez mais veloz e mutante. Para tal é necessário olhar para cada um como um indivíduo único ainda que inserido num grupo. Mas como o fazer? Procuramos neste artigo criar as bases para uma metodologia de ação na area da Mediação cultural, que vise a promoção da criatividade.


Museums and art galleries are reference spaces for the promotion of creativity and freedom of expression; make a guided visit, a museum camp or simply take a walk by a presentation is an creativity assessment exercise. Then the questions imerge: where ideas are born ? How can we develop our creativity ? More importantly, how not limit the creative and critical side of each? These are some of the questions we pose as cultural mediators . Think of our function as potentiator of ideas, readings , interpretations and relationships aimed at divergence of thought. Relations with the work, with language, with the art world , with self, with self - creative and the universe that surrounds it. Our methodology born of the will of each participant to find your own way , your own way of thinking , creative , critical and positioning facing a reality ever faster and mutant. For this, it is necessary to look at each one as a unique individual even if inserted in a group; But how ? We look foward in this artical to creat the bases for a methodology to promove creativity through the act of cultural mediation.


Palavras-chave / Keywords

Arte, Criatividade, Medicação cultural, Museus, Educação.

Art, Creativity, Cultural medication, Museums, Education.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 622 955 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt