A música e a criatividade em crianças com necessidades educativas especiais

Tânia Pereira

Resumo


Com base na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1995) Campbell & Dickinson (2000) consideram que a música é inerente a todas as pessoas e, por isso, deve ser desenvolvida. Quando nos reportamos a crianças com Necessidades Educativas Especais (NEE) as actividades relacionadas com a música permitem a sua inclusão. A expressão musical é um meio criativo de controlo de movimentos específicos, de organização de pensamento e, quando são realizadas em grupo favorecem a cooperação e a comunicação e, desta forma, o envolvimento na tarefa. Aqui a sua forma de expressão é valorizada e através do sentimento de ¬¬realização desenvolve-se a auto-estima. Por exemplo, em casos de distúrbios de linguagem a expressão musical constitui uma forma de ensino do controlo da respiração e da dicção. Esta metodologia ajuda na redução da frustração, aumenta a motivação através de uma actividade lúdica e prazerosa. Ainda, é um facilitador da auto-disciplina, nomeadamente em casos de ansiedade e de problemas de comporta mento, aumentando a socialização (Barreto & Silva, 2004). Em conclusão, a música é um meio de aprendizagem pessoal e cultural, mas onde se ultrapassam barreiras (linguagem, motricidade, emocionais, etc.).


Based on the Therapy of Multiple Intelligence of Howard Gardner (1995) Campbell & Dickinson (2000) consider that music is inherent to all the people and, because of that, it must be developed. When we report to children with Special Education Needs (SEN), the activities related to music allow them to include. The musical expression is a creative mean of specific movements, of the organization of thought and, when performed in a group they improve cooperation and communication and, through that, task involvement. Here they’re form of expression is valorized and through the feeling of realization, self-esteem is developed. By example, in cases of linguistic disorders the musical expression is a way of teaching how to control respiration and diction. This method helps in the reduction of frustration, increases motivation through a playful and pleasurable way. Still, it is a maker of self-discipline, in cases of anxiety and of behavior problems, increasing socialization (Barreto & Silva, 2004). In conclusion, music is a mean of learning, both personal and cultural, but where barriers are crossed (language, motivity, emotional, etc.).

 

Palavras-chave / Keywords

NEE, Expressão musical, Criatividade, Desenvolvimento cognitivo e inclusão.

SEN, Musical expression, Creativity, Cognitive development and inclusion.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 622 955 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt