Práticas Educativas Parentais = Parental Educative Practices

Teresa Saragoça, Vanda Franco Simão, José Brites

Resumo


"O Companheiro", IPSS constitui como sua população-alvo prioritária reclusos, ex-reclusos e familiares, frequentemente em situação de rutura familiar, laboral, afetiva e em exclusão e/ou marginalização social. Não obstante a intervenção d´O Companheiro, IPSS junto dos indivíduos visando a sua inclusão psico-sócio-laboral, a equipa multidisciplinar e especializada perspetiva ainda a Educação Parental. Numa vertente de natureza educativa e preventiva, com um universo de atuação privilegiado de 173 famílias e 67 crianças e jovens, emerge a necessidade de ajudar os pais, transmitindo-lhes princípios de aprendizagem, modificação do comportamento, promovendo competências parentais, de comunicação e resolução de problemas. O trabalho operacionalizar-se-á através da implementação de um programa consistente e estruturado, segundo três vetores: conhecimento; competências de gestão familiar e competências interpessoais. Incorporando elementos de diferentes modelos teóricos (Reflexivo, Adleriano e Comportamental) com abordagem metodológica ativa/reflexiva, objetiva-se o desenvolvimento de condições para que as figuras parentais possam encontrar recursos de apoio que lhes permitam melhorar as funções educativas, e prevenir o desenvolvimento de comportamentos disfuncionais “Para que não haja Homem excluído pelo Homem”.

 

"O Companheiro", IPSS has as its priority target population prisoners, ex-prisoners and families that find themselves frequently in situations of family, professional and affective rupture and exclusion or social marginalization. Nevertheless, the Companheiro’s intervention is close to these individuals, aiming for their psico-socio-professional inclusion, multidisciplinary and specialized team for Parental Education.  In a slope of preventive and educative nature, with privileged 173 families and 67 children and young kids, emerges the need of helping the parents. Passing on to them learning principles, behavior modification, promotion of parental skills, as well as communication and problem solving abilities. The work will operationalize itself through the implementation of a consistent and structured program, according to three vectors: knowledge, family managing skills and interpersonal abilities. Incorporating elements of different theoretical models (reflexive, adlerian and behavioral) and through a active/reflexive methodological approach, developmenting conditions so that the parental figures may find backup resources that allow them to perform their educative functions as well as prevent the development of dysfunctional behaviors. “So that there is no Men excluded by Men”.

 

Palavras-chave/Keywords

Família, Criança, Educação parental, "O Companheiro".

Family, Child, Parental education, "O Companheiro".


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