Surdocegueira: a realidade dos jovens surdocegos em portugal = Deafblindness: the reality of deafbling young people in portugal

Tania Gaspar, António Rebelo, Cátia Branquinho, Madalena Antunes, Fátima Martinho, Paula Liques da Silva, Ana Sofia Oliveira

Resumo


A Surdocegueira, uma deficiência que apesar de rara compromete a vida de milhares de pessoas no mundo, é ainda tema de poucas pesquisas. Em Portugal, desconhece-se o número de pessoas surdocegas e ignoram-se as suas necessidades, comprometendo-se todo o processo de apoio que o surdocego necessita. Segundo a Deafblind International, uma pessoa é surdocega quando exibe uma combinação de diversos graus de deficiência visual e auditiva. O Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa, destinado a crianças, jovens e adultos com Surdocegueira, tem vindo a desenvolver um trabalho de intervenção específica nesta área para potenciar o desenvolvimento global e facilitar a integração do surdocego no seu contexto de vida. Deste trabalho, constataram a pertinência de conhecer e caracterizar a incidência da Surdocegueira na população portuguesa, e identificar as características e necessidades das pessoas identificadas. Num estudo nacional para identificar e caracterizar a Surdocegueira, numa amostra de 135 sujeitos, identificaram-se 34 indivíduos na faixa etária dos 0 aos 25 anos. 

 

 Deafblindness is a disability that although rare, compromises the lives of thousands of people in the world and is still a subject of few researches. In Portugal, the number of cases of deafblind is unknown, as their needs are ignored, compromising the whole process of supporting that deafblind person’s needs. According to Deafblind International, a person is deafblind when exhibiting a combination of varying degrees of visual and hearing impairment. The Center for Education and Development António Aurélio da Costa Ferreira of Casa Pia de Lisboa, intended for children, youth and adults with Deafblindness, has developed a specific intervention in this area to enhance the overall development and facilitate the integration of the deafblind person in their life context. From this work, the relevance to understand and characterize the impact of deafblind in the Portuguese population and identify the characteristics and needs of the people identified is revealed. In a national study to identify and characterize the deafblind, in a sample of 135 subjects 34 individuals aged 0 to 25 years were identified.

 

Palavras-chave/Keywords

Surdocegueira, Identificação,Caracterização, Necessidades.

Deafblindness, Identification, Characterization, Needs.


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