Expectativas profissionais futuras dos jovens com NEE = Future professional expectations of young people with SEN

Ana Rita Palma, António Rodrigo, Beatriz Pereira, Hugo Nunes, Sara Duarte

Resumo


Ao longo dos anos, a perceção de que o contexto familiar é fundamental para o desenvolvimento das crianças é cada vez mais evidenciada. As expectativas futuras dos jovens com Necessidade Educativas Especiais (NEE) podem assim estar diretamente dependentes do contexto familiar. Dados da revisão bibliográfica indicam que filhos de pais empregados investem mais na área académica do que filhos de pais desempregados. Tendo em conta estes argumentos, realizou-se um estudo pela aplicação do questionário “Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais” a 494 estudantes com NEE do ensino regular (285 rapazes e 209 raparigas), com idades entre os 10 e os 29 anos, para comprovar estas relações tal como que fatores influenciam as expectativas futuras de jovens com NEE. Concluiu-se, de modo geral, que tanto o nível de emprego dos pais, como a comunicação entre pais e filhos podem ser fatores influenciadores do nível de expectativas profissionais futuras dos jovens com NEE.

 

Over the years, the perception that the family context is critical to children's development is increasingly evident. Future expectations of young people with Special Educational Needs can thus be directly dependent on the family context. Data from the literature review indicate that children of employed parents invest more in their academic education than children of unemployed parents. Given these arguments, we carried out a study by applying the questionnaire " Risk and Resilience in Adolescents” to 494 students with Special Education Need in regular schools (285 boys and 209 girls), aged between 10 and 29 years to prove these relations as factors that influence the future career prospects of young people with Special Education Need. Generally, it was concluded that both the level of parental employment, as communication between parents and children may be factors influencing the level of future career prospects of young people with Special Education Need.

 

Palavras-chave / Keywords

Expectativas profissionais, Jovens com NEE, Família, Comunicação parental, Emprego parental.

Professional expectations, Young people with special education need, Family, Parental communication, Parental employment.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt