Estudo do projecto Gerações para promoção de competências sociais e pessoais e participação = Study of Gerações project to promote personal and social competences and participation

Isa Figueira, Sara Rodrigues, Margarida Gaspar de Matos

Resumo


O projecto-piloto Gerações visa promover a aprendizagem de competências pessoais e sociais em grupos de diferentes gerações, a inclusão social e o encontro entre gerações. O presente estudo descreve esta experiência que decorreu durante quatro meses, resultados e principais conclusões.

A amostra foi composta por 25 participantes com idades entre os 7 e os 76 anos, organizados em três grupos de diferentes gerações, e de três instituições da área de Lisboa. O programa de competências compreendeu seis sessões temáticas, seleccionadas pelos participantes, com dinâmicas de grupo para promover a participação e partilha de experiências, através de actividades e técnicas, tais como, brainstorming, roleplaying, análise de resolução de problemas, reflexão e discussão em grupo.

Os principais benefícios identificados pelos participantes foram a partilha de experiências e a oportunidade de falar sobre os problemas e preocupações. A maioria dos participantes revelaram-se satisfeitos com a participação no projecto, voltariam a participar e recomendavam este projecto a amigos e a familiares, e sugerem aumentar a duração das sessões e do projecto. As conclusões sublinham a relevância deste projecto pela oportunidade de participar em actividades que permitem a partilha social de emoções, promovendo a inclusão social e o contacto entre gerações.

 

Gerações pilot project aims to promote personal and social competences in different age groups, social inclusion and the meeting between generations. This study describes this experience during four months, results and main conclusions.

The sample consisted in 25 participants between 7 and 76 years old, grouped in three age groups, from three Lisbon institutions. Competences programme included six different subjects’ sessions, selected by participants, and group activities to promote participation and to share experiences, trough activities and techniques, such as, brainstorming, roleplaying, problem analysis, reflection and group discussion.

The main benefits identified by participants were the possibility to share experiences and to talk about their problems and worries. The majority of participants were satisfied with project participation, willing to participate in future projects and recommended this project to friends and relatives, and suggested to increase sessions and project duration.

The conclusions highlight project relevance, by participating in activities that allow social sharing of emotions, promoting social inclusion and contact between generations.

 

Palavras-chave/Keywords

Crianças, Jovens, Idosos, Promoção de competências, Participação.

Children, Youth, Elderly, Competences promotion, Participation.

 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt