Família e Comunicação: quais as repercussões no desenvolvimento de adolescentes com necessidades educativas especiais? = Family and Comunication: what is the impact on the development of adolescents with special needs?

Adriana Frazão, Ana Silva, Joana Campos, Mariana Castro, Celeste Simões

Resumo


 O objetivo do estudo é analisar a relação entre a tipologia da família, a comunicação com os pais e as seguintes dimensões nos adolescentes com necessidades educativas especiais (NEE): autoconceito, comportamentos disruptivos, depressão, ansiedade e ira. No estudo quantitativo, participaram 472 adolescentes com NEE e no estudo qualitativo, participaram dois grupos focais: cinco adolescentes com NEE e cinco pais. Como resultados, verificou-se que os níveis de depressão e ira são significativamente mais reduzidos em famílias nucleares; e que a comunicação com os pais está significativamente relacionada, positivamente, com o autoconceito, e, negativamente, com os comportamentos disruptivos, a depressão e a ira. Nos grupos focais, também se verificou que uma boa comunicação desenvolve positivamente o autoconceito e diminui as dimensões negativas. 

 

The aim of this study is to analyze the association between the type of family, parent-child communication and the following dimensions in adolescents with special needs: self-concept, disruptive behaviors, depression, anxiety and anger.

The quantitative study involved 472 adolescents with special needs and in the qualitative study involved two focus groups: five adolescents with special needs and five parents. In the results, it was found that levels of depression and anger are significantly reduced in nuclear families and that parent-child communication is significantly related, in a positive way with the self-concept, and, in a negative way, with disruptive behaviors, depression and anger. In both focus groups, was revealed that good parent-child communication develops self-concept and decreases the negative dimensions. Still, parent-child communication is easier in nuclear families. 

 

Palavras-chave/Keywords

Família, Comunicação, Adolescentes, NEE, Desenvolvimento.

Family, Comunication, Adolescents, Special needs, development.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt