Um olhar para inclusão: adolescente com distúrbio global de desenvolvimento e seus agentes educacionais = A look upon inclusion: adolescent with global development disorder and educational agents

Liége de Oliveira Araújo, Márcia Elisabete Wilke Franco

Resumo


Este trabalho visa descrever e analisar as técnicas de grupo utilizadas numa intervenção psicológica, realizada no Estágio Básico II, com os objetivos de auxiliar na interação social de um jovem adolescente com diagnóstico de Distúrbio Global de Desenvolvimento e de informar, apoiar e de preparar psicologicamente os educadores de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental, situado na cidade de Gravataí-RS. Foi realizada uma pesquisa observacional (em lócus), em um contexto grupal por 10 encontros semanais, com duração de uma hora cada. E os resultados obtidos levam à discussão de quanto o trabalho grupal e as técnicas participativas podem contribuir para aumentar a interação social das pessoas envolvidas, e dos participantes do processo. Os depoimentos dos adolescentes demonstram  que sabem conviver com o diferente, pois também se sentem diferentes. Um dos aportes teóricos utilizados foi à teoria de Vygotsky, e de autores que também se acercam da questão inclusão educacional e formação de professores. Os resultados mostraram que a escola formal é capaz de proporcionar um espaço adequado à inclusão de alunos com deficiência, e a disponibilidade de seus agentes para atuar nesse contexto é muito importante na inclusão. 

 

This study aims to describe and analyze the techniques used in psychological group intervention, conducted in the Basic Stage II, with the objective of assisting in the social interaction of a young adolescent diagnosed with Global Development Disorder and inform, support and prepare them psychologically educators from a Municipal School of Elementary Education, located in Gravesend - RS. An observational study was achieved (locus) in a group setting for 10 weekly meetings lasting an hour each. And the results lead to the discussion of how group work and participatory techniques can help to increase the social interaction of the people involved, and the participants of the process. The testimonies of teens show that they know live with different because they also feel different. One of the theoretical contributions was used to Vygotsky's theory, and authors who they approach the issue educational inclusion and teacher education . The results showed that the formal school is able to provide an appropriate inclusion of students with disabilities space, and the availability of its agents to act in this context is very important inclusion.

 

Palavras-chave/Keywords

Inclusão, Transtorno global de desenvolvimento, Intervenção.

Inclusão, Transtorno global de desenvolvimento, Intervenção.

 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt