Reflexão conceitual e empírica da importância dos instrumentos de entrevista inicial: anamnese e genograma = Conceptual and empirical reflection of the importance of instruments of initial interview: anamnesis and genogram

Débora Silva de Oliveira, Liége de Oliveira Araújo, Luan Paris Feijó, Ivana Luz, Caroline Correa Ernandez, Joeme Duarte Silva

Resumo


Este trabalho teve por finalidade auxiliar acadêmicos do curso de psicologia a refletir de forma conceitual e empírica sobre o funcionamento da entrevista clinica psicológica. Foram abordados conceitos e aplicabilidade das entrevistas iniciais dos instrumentos avaliativos de anamnese e do genograma em uma paciente voluntária, de 27 anos, casada, de escolaridade ensino superior, residente na região metropolitana de Porto Alegre – RS/BR. A escolha da aplicação desses instrumentos foi por que ambos se complementam. À medida que a paciente relatou a sua história de vida familiar através do genograma, foi possível interligar os dados oriundos da anamnese. A importância de se ter uma visão mais ampla do ser humano, não somente voltada para o quê se apresenta explicitamente, mas também da família, faz parte integrante do processo avaliativo. Compreender esse diferencial, dentre outros diferenciais, como o domínio das técnicas e das abordagens, resulta em um ganho na possibilidade do fazer em psicologia e na maturação da sua formação.

 

This study had the purpose of assisting academic psychology course to reflect the conceptual and empirical on the functioning of psychological clinical interview form. RS / BR - concepts and applicability of the initial interviews of evaluation instruments and the history of the genogram in a voluntary patient , aged 27, married , education higher education in the metropolitan region of Porto Alegre were addressed . The choice of implementing these tools was that both complement each other. As the patient reported a history of family life through the genogram, it was possible to link the data from the clinical history. The importance of taking a broader view of the human being, not only toward what is explicitly presented, but also the family, is an integral part of the evaluation process. Understanding this differential, among other advantages, such as mastery of techniques and approaches, results in a gain on the possibility of doing it in psychology and maturation of their training.

 

Palavras-chave / Keywords

Entrevista inicial, Anamnese e genograma, Reflexões conceituais.

Initial interview, History and genogram , Conceptual reflections.


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