Diagnóstico em neurodesenvolvimento - expectativas parentais = Diagnosis in neurodevelopment – parental expectations

Andreia Santos, Joana Silva, Cláudia Bandeira de Lima

Resumo


Introdução: O diagnóstico de uma Perturbação do Neurodesenvolvimento pode ter um grande impacto nas vidas das famílias. Pretende-se avaliar o impacto que o diagnóstico tem nas famílias, a qualidade dos apoios de saúde que lhe foram prestados, as necessidades e as expectativas que estas têm em relação ao futuro dos seus filhos. Metodologia: Aplicação de um questionário auto administrado aos pais das crianças que frequentam a Unidade de Neurodesenvolvimento do Serviço de Pediatria do HSM – CHLN, cujo diagnóstico foi recebido há pelo menos dois anos. Apresentam-se nesta fase resultados preliminares. Resultados: Numa pré-análise de questionários podemos verificar que os valores mais elevados referem-se aos sentimentos e emoções ao saber do diagnóstico da criança e as expectativas quanto ao seu futuro. Os valores mais baixos são os que estão relacionados com o bem-estar da criança e com a adaptação intrafamiliar/mudanças a nível familiar. Conclusão: Os resultados revelam que as dificuldades/necessidades que os pais têm quando tomam conhecimento do diagnóstico diminuem ao longo do tempo, o bem-estar da criança é privilegiado e as expectativas parentais quanto ao futuro do seu filho são motivo de preocupação.

 

Introduction: The diagnosis of children with Neurodevelopmental disorders can have a big impact on the lives of families. It is intended to evaluate the impact the diagnosis has on families, the quality of health support provided to it, the needs and the expectations that they have for the future of their children. Methodology: Application of a self-administered questionnaire to parents of children attending the Neurodevelopmental Clinic of Pediatrics Service HSM - CHLN whose diagnosis was received for at least two years. At this stage are presented preliminary results. Results: In a pre-analysis of questionnaires we can verify that the highest values refer to feelings and emotions on learning of the child's diagnosis and expectations about their future. The lowest values are those related to the well-being of children and intrafamily/changes at the household level adaptation. Conclusion: The results show that the difficulties / needs that parents have when they become aware of the diagnosis decreases throughout time, the welfare of the child is privileged and parental expectations for your child's future are matter of concerns.

 

Palavras-chave/Keywords

 Expectativas parentais, Diagnóstico em neurodesenvolvimento, Duestionário, Crianças, Jovens.

 Parental expectations, Neurodevelopmental diagnosis, Quiz, Children, Youth.

 


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