Vamos falar de emoções – partilha de uma experiência na escola = Let’s talk about emotions – a school experience

Maria João Barros, Susana Lourenço, António Veiga, Marcelos Lopes, Carolina Trindade, Manuela Alcobia

Resumo


A educação das emoções constitui um processo complexo de construção. Numa perspectiva de promoção de saúde mental, a escola constitui um local por excelência para motivar alunos, professores, pais e comunidade no sentido de os capacitar a decisões responsáveis para adoção de comportamentos saudáveis. O objectivo da intervenção é a promoção do bem-estar individual e coletivo e, através de uma técnica de dramatização, motivar os alunos a experienciarem emoções para aquisição de competências ao auto-cuidado e a relações solidárias e positivas. 

Neste trabalho partilha-se a experiência da equipa de Psicologia do ACES Lisboa Norte na implementação da actividade “O centro de saúde vai à escola”, decorrida em duas escolas. Participaram quatro especialidades da saúde: médica, enfermagem, higiene oral e psicologia.

 

Educating our emotions is a complex process of construction. From the perspective of promoting mental health, schools are an excellent place to motivate students, teachers and the community in order to enable them to make responsible decisions so as to adopt healthy behaviours. The main purpose of this intervention was the promotion of well-being for both the individual and for groups, and through dramatization, we sought to motivate students to experience of their emotions, so as to gain the capacity of self-caring, to be supportive and positive with their peers and their surroundings.

Through this work we hope to share the experience created by the Psychology team of ACES Lisboa Norte, in implementing the activity “The Health Centre goes to School”, which took place in two schools. Four health specialists participated in this project: a doctor, a nurse, a dentist and a psychologist.

 

Palavras-chave / Keywords

Cuidados de saúde primários, Empowerment, Gestão de emoções, Infância,Rresiliência.

Primary care,Empowerment, Managing emotions, Childhood, Resilience.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt