Mindfulness: qual a eficácia dos programas MBSR e MBCT em crianças e adolescentes com alerações de comportamento = Mindfulness: what is the efficacy of the programs MBSR and MBCT in children and adolescents with behaviornal changes

Ivone Patrão, Joana Santos Rita, Vitor Bertoquini

Resumo


Tem-se verificado um crescente interesse e uso de abordagens baseadas em mindfulness (atenção plena) com crianças e adolescentes (e.g. ansiedade, alteração do comportamento alimentar). Actualmente, as alterações de comportamento são um dos motivos de referenciação mais frequente (30 a 50%) para os cuidados saúde primários. Os aspectos centrais são o controlo dos impulsos, dificuldades de atenção, concentração e na relação com os pares. Coloca-se por isso a questão: Qual a eficácia da mindfulness em crianças e adolescentes com alterações de comportamento? Realizou-se uma revisão dos estudos que aplicam programas de MBSR (mindfulness-based stress reduction) e MBCT (mindfulness-based cognitive theraphy) em crianças e adolescentes com alterações de comportamento. Poucos são os estudos nesta temática, existindo aspectos metodológicos díspares que dificultam a sua comparação. Os estudos demonstram a eficácia dos programas MBSR e MBCT em crianças e adolescentes com alterações de comportamento, com destaque para o treino da mindfulness em grupo, com envolvimento dos pais e professores. 

 

There has been a growing interest and use of mindfulness-based approaches with children and adolescents (e.g. anxiety, eating disorders). Currently, one of the most frequent reasons for referral (30-50 %) for primary health care, are the behavioral changes in children and adolescents. The issues related to impulse control, difficulties in attention, concentration and peer relations are central aspects. Arises why the question: What is the efficacy of mindfulness -based activities in children and adolescents with behavioral changes? We conduct a review of studies applying the MBSR (mindfulness -based stress reduction) and MBCT programs (mindfulness -based cognitive theraphy) in children and adolescents with behavioral changes. There are few studies on this topic, with different methodologies witch limits the comparison. The studies demonstrate the effectiveness of MBSR and MBCT programs in children and adolescents with behavioral changes, particularly highlighting the mindfulness training group, with the involvement of parents and teachers

 

Palavras-chave/Keywords

Mindfulness, Infância, Adolescência, Alterações de comportamento, Revisão da literatura.

Childhood, Adolescence, Behavior changes, Literature review.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt