Projecto solidariedade: uma experiência de prevenção na adolescência = Solidary Project: a prevention experience in adolescence

Patricia Maria Forte Rauli, Luiza Tatiana Forte, Ariádene Mara Figueiró, Carla Cristina Henning, Rayana Ruas de Oliveira

Resumo


A adolescência é uma etapa crítica do desenvolvimento humano, implicando transformações físicas, sociais, comportamentais, entre outras. O presente trabalho tem como finalidade apresentar o relato de experiência das atividades desenvolvidas no âmbito de um Curso de Graduação em Psicologia, Paraná- Brasil. O trabalho foi realizado por acadêmicas do 6º período, como atividade curricular da disciplina Projeto Solidariedade e teve como objetivo conscientizar um grupo de adolescentes institucionalizadas a respeito de problemas comuns a esta etapa vital, como drogas, sexualidade, bullyng, transtornos alimentares, entre outros. O trabalho foi desenvolvido entre agosto e novembro de 2013, abrangendo três etapas: diagnóstico, encontros teóricos e realização de dinâmicas com foco em aspectos preventivos. Como resultados, observa-se a assertividade das ações realizadas, possibilitando que os adolescentes pudessem ampliar seus conhecimentos a respeito dos temas abordados e, consequentemente, acionar mecanismos de autocuidado, proteção e prevenção. Ressalta-se, ainda, a importância do desenvolvimento de ações solidárias envolvendo a academia e a sociedade, o que possibilita crescimento e transformação para todos os envolvidos.

 

Adolescence is a critical stage of human development, involving physical, social, behavioral changes, among others. This paper aims to present the experience report of the activities developed under an Undergraduate Psychology, Paraná - Brazil. The study was conducted by academics from the 6th period, as a curricular activity discipline Solidarity Project and aimed to educate a group of adolescents institutionalized regarding common to this vital step problems such as drugs , sexuality , bullyng , eating disorders , among others . The study was conducted between August and November 2013, including three stages: diagnosis, theoretical meetings and conducting dynamic with a focus on preventive aspects. As a result, we observed assertiveness of actions performed, enabling adolescents to broaden their knowledge about the topics covered and consequently trigger mechanisms of self-care, protection and prevention. Furthermore, it emphasizes the importance of developing solidarity actions involving academia and society, enabling growth and transformation for all involved.

 

Palavras-chave/Keywords

Adolescência, Prevenção, Educação, Saúde, Solidariedade. 

Adolescence, Prevention, Education, Health, Solidarity.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt