O relacionamento do professor e o adolescente: vai tudo bem? = The relationship between the teacher and the adolescent: is everything alright?

Anésia Sodré Coelho

Resumo


Ser adolescente na sociedade contemporânea é um grande desafio, por ser nesta fase que a personalidade passa por uma importante etapa de reestruturação. Por conta das queixas de profissionais da educação sobre dificuldades encontradas em sala de aula quanto à atuação comportamental dos adolescentes e sua relação com seus professores, foi realizado este estudo, com o objetivo de identificar, juntos aos professores de alunos adolescentes, do ensino médio, as possíveis causas desse desentendimento. O método seguiu a modalidade de pesquisa qualitativa, segundo Luddke (1986). O instrumento científico adotado foi o questionário aberto analisado segundo a teoria de Içami Tiba. Concluiu-se que a maioria dos professores tem um breve conhecimento dos fenômenos, biológicos e psicológicos que ocorrem com o adolescente. Em sua formação, não houve informações teóricas satisfatória sobre a adolescência e sua turbulência. Mesmo comprometidos com suas funções e obrigações, faltam-lhe a habilidade necessária para lidarem com estes, o que vem prejudicando sua prática, ocasionando indisciplina e o desinteresse dos alunos pelas aulas. Esse estudo nos remete a reflexão: o que estamos fazendo para conquistarmos os adolescentes?

 

Being a teenager in today's society is a major challenge. It is at this stage that the character goes through an important stage of restructuring. Because of the complaints of professional education on difficulties encountered in the classroom as regards to the behavioral performance of adolescents and their relationship with their teachers, this study was conducted with the objective of identifying, together teachers of adolescent students of high school, the possible causes of this disagreement. The method followed the form of qualitative research, according to Luddke (1986). The scientific instrument used was the open questionnaire analyzed according to the theory of Içami Tiba. It was concluded that most teachers have a brief knowledge of the biological and psychological phenomena that occur with teenagers. In their formation, there was no satisfactory theoretical information on adolescence and its turbulence. Even committed to their duties and obligations, lacks the necessary skills to deal with these, which is hindering their practice, causing indiscipline and disinterest of students for the classes. This study leads us to think: what are we doing to conquer teens?

 

Palavras-chave / Keywords

Relacionamento, Professor, Adolescente, Conflito, Conhecimento.

Relationship, Teacher, Teen, Cconflict, Knowledge.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt