Brincar na espera do ponto socorro infantil = Playing at the pediatric emergency department waiting room

Rosely Aparecida Prandi Perrone

Resumo


O objetivo deste estudo é possibilitar à criança se perceber num lugar saudável, levando-a a um melhor processo de adaptação à tensão e ao medo gerado na espera do Pronto Socorro Infantil (PSI). Diariamente os brinquedos foram levados e colocados sobre placas coloridas de PVC no chão da sala de espera do PSI, acompanhados por duas brinquedistas. Confirmou-se que a brincadeira proporciona a abertura ao meio regulador, compensa e reequilibra o organismo numa situação de frustração, tensão e conflito. Notou-se que a sala de espera do PSI mudou de um ambiente de choro, tristeza e medo para um lugar de risos, alegria e descontração. Brincar na espera do PSI mostrou-se uma estratégia de trabalho privilegiada, pois se observa que, no ato de brincar, há envolvimento corporal e se promove um movimento espontâneo renovador, gerando prazer e interação. Constatou-se, assim, que a experiência do “Canto do Brincar” na espera do PSI tem efeitos terapêuticos para a criança, funcionando como um fator de proteção e manutenção da saúde.

 

The goal of this study is allow the children to be in a healthy place, leading to a better process of adaptation to the tension and fear generated by waiting for medical consultation in a pediatric emergency department (PED). Every day the toys were brought in a cart and placed on colored foam mats on the floor of the PED waiting room, accompanied by two assistants. It was confirmed that playing delivers the opening to the middle, compensates and equilibrates the organism in a situation of frustration, tension and conflict. It was noted that the PED waiting room has changed from an environment of crying, sadness and fear to a place of laughter, joy and relaxation. Playing at the PED waiting room proved to be a privileged work strategy, because it’s noticed that in the act of playing there is body involvement and a spontaneous renewing movement is promoted, generating pleasure and interaction. It was found, therefore, that the experience of the "Playing Corner" at the PED waiting room has therapeutic effects for the children, working as a factor of health protection and maintenance.

 

Palavras-chave / Keywords

Criança, Brincar, Pronto socorro infantil, Humanização.

Child, Play, Pediatric emergency department, Humanization.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt