Projeto múltiplas vozes = Project multiple voices

Katia Faissol, Regina Coeli Ribeiro

Resumo


A pluralidade da mente humana viabiliza as múltiplas facetas da inteligência, possibilitando o desabrochar da comunicação intrapessoal/ interpessoal para a constituição e o estabelecimento dos laços sociais. Utilizaremos os conceitos de inteligência intrapessoal e interpessoal, desenvolvidos por Gardner, como sendo respectivamente: a capacidade correlativa do sujeito voltada para dentro de si próprio e a capacidade do sujeito para perceber e compreender o outro (Gardner,1995).

O projeto “Múltiplas Vozes” busca junto ao adolescente pontos de interseção entre as inteligências intrapessoal e interpessoal, através da motivação por ele trazida, num continuum natural do ser humano em qualquer ação intencional (Martinelli e Genari, 2009). O gatilho para a ação intencional é a criatividade que buscamos alcançar através da linguagem artística, utilizando-a como um recurso para tocar as agruras adolescentes, na tentativa de lhes dar suporte na travessia dessa complexa etapa da vida.  A criatividade é considerada, na perspectiva de Csiskszentmihslyi (1990), como experiência muito procurada, relacionada a um estado afetivo (de fluxo ou experiência de fluxo) intrinsecamente motivador.

Em nossa experiência com o “Múltiplas Vozes” pudemos observar que ao ser deflagrado um estado afetivo ou de fluxo gera um impulso no adolescente de procurar, através da criatividade provocada pela exposição a uma linguagem artística, do alargamento da compreensão dos laços sociais. Assim, apresentou-se uma clareza maior que, por parte dos adolescentes, o continuum de suas buscas por múltiplos caminhos os levam a novas e múltiplas vivências, experienciando uma comunicação menos ruidosa, especialmente com seus pais e com suas respectivas escolas. 

 

The plurality of the human mind enables multiple facets of intelligence allowing the beginning of intrapersonal / interpersonal communication in order to establish social ties. The concepts of intrapersonal and interpersonal intelligence that will be used are the ones developed by Gardner – a correlative ability of the subject, to focus on himself and to perceive and understand others (Gardner, 1995).

The purpose of “Múltiplas Vozes” – Multiple Voices - project is to help teens to find intersection between intrapersonal and interpersonal intelligence by their motivation in a natural continuum of human beings in any intentional action (Genari and Martinelli, 2009). The trigger for intentional action is the creativity that one endeavor to reach through the language of art, using it as a resource to cope with adolescents hardship in an attempt to support them in crossing this complex stage of life. Creativity is considered, from Csiskszentmihslyi perspective, as a very sought after experience, related to an affective state (of flowing or experience of flowing) intrinsically motivating.

In our experience with “Múltiplas Vozes” we have seen that when an affective state or flow is triggered, it generates an impulse in the teen to seek a broader comprehension of social ties, through the creativity stimulated by the exposure to an artistic language.  Therefore, it has been shown in a more evident way that, from the teenagers viewpoint, the "continuum" of their search for multiple paths leads these adolescents to new and multiple experiences ", experiencing a smoother communication, especially with their parents and with their schools.

 

Palavras-chave/Keywords

Adolescente, Motivação, Criatividade, Comunicação, Laços sociais.

Teen, Motivation, Creativity, Communication, Social ties.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt