Projecto “encontro de pais” = Project “parent’s meeting”

Elisabete Fonseca

Resumo


O envolvimento parental tem revelado cada vez mais ser um fator potenciador do desenvolvimento sócio-emocional das crianças e dos adolescentes. A educação parental é então, definida como um processo construído ao longo da intervenção que é feita com pais e que tem o objetivo de desenvolver e reforçar as suas competências parentais que por sua vez, promovem um melhor desempenho das funções educativas. Assim, o projeto “Encontro de pais” surge pela observação e acompanhamento a famílias em contexto comunitário, que são identificadas como problemáticas. Através da intervenção foi possível perceber que, o pai revela uma atitude pouco participativa na educação dos filhos atribuindo essa responsabilidade à mãe. Este Projeto teve então como objetivos: sensibilizar os pais para o envolvimento na educação dos filhos, incentivar a adoção de práticas parentais mais adequadas, estimular para a parentalidade positiva, alertar para os fatores de risco e proteção, promover a melhoria na comunicação familiar e identificar os estilos parentais. Os grupos foram constituídos por pais com filhos com idades entre os seis e os dezasseis anos. As sessões decorreram semanalmente num total de seis e a metodologia utilizada foi teórico-prática (utilização de instrumentos específicos, dinâmicas de grupo e visionamento de filmes temáticos). Em termos de resultados foi possível observar, por parte dos pais, a capacidade de refletirem sobre as suas práticas parentais e partilha de experiências e das dificuldades na parentalidade. Quanto à avaliação foi feita no final de cada sessão por cada participante e pela dinamizadora, mas após seis meses do fim do projeto é feita uma entrevista individual para avaliar o impacto do mesmo.

 

The parental role has proven to be playing an increasingly decisive role in the socio-emotional development of children and teenagers. Parental Education is therefore defined as a process which is developed through an intervention with the parents for the purpose of developing and reinforcing their parenting skills, as to allow them to acquire better educational capabilities. Thus, the "Parents Meeting" project arises from the careful observation and supervision of families, in a community context, signaled as problematic. Through this intervention it was possible to observe that the father would often play a minor role in the education of the children, transferring such responsibilities to the mother. This project had as its main goals: to sensitize the parents to the importance of their role in the education of the children, to promote more adequate parenting techniques, stimulate a more positive parenting behaviour, drawing attention to common risk factors and better protective measures, to promote an improvement in family-communication and to identify different parenting styles. The groups were constituted by parents with children whose ages ranged between the six and sixteen years. The sessions took place throughout the week, totaling six sessions, and made use of theoretical-practical lessons (through the use of specific tools, group dynamics and the viewing of films). The results revealed, concerning the parents, a mutual sharing of experiences and the ability to think about their parenting skills. The project evaluation took place after each session, by the father and the animator, however one last evaluation shall take place six months after the closure of the project, through an individual interview, in order to evaluate how the knowledge it’s being applied.

 

Palavras-chave/Keywords

Família; Parentalidade masculina, Educação parental e Envolvimento parental.

Family, Male parenting, Parent training and Parent involvement.



Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt