Mindfulness – Uma intervenção experiencial que promove o diálogo e a satisfação familiar = Mindfulness – An experiential intervention that promotes family dialogue and satisfaction

Inês Afonso Marques, Rita Castanheira Alves

Resumo


O Mindfulness consiste numa abordagem que estimula a capacidade de dar atenção ao momento presente, reconhecendo pensamentos, sensações físicas e emoções, sem julgamento mas com curiosidade. A competência de base é aprender a observar, recorrendo de forma consciente aos cinco sentidos, as rotinas cognitivas que se auto-perpetuam e que, em espirais negativas, consistem em preocupações acerca de acontecimentos futuros, ruminações acerca de situações passadas e formulações sobre si, os outros e acontecimentos. Através da prática de mindfulness, aprende-se a desligar o “piloto automático” e a assumir um maior controlo nas situações do dia-a-dia, quebrando ciclos de ansiedade, impulsividade, stress, infelicidade e exaustão.

Com este workshop pretendemos proporcionar aos participantes um contacto com os principais fundamentos teóricos do mindfulness e uma vivência experiencial desta abordagem, com resultados comprovados, quer em contexto terapêutico de grupo, quer individual, no trabalho clínico com crianças e adolescentes e suas famílias. Os estudos evidenciam o seu impacto significativo na capacidade de atenção, auto-controlo, regulação da ansiedade, resolução de problemas interpessoais e consequentemente maior auto-estima e sensação de bem-estar global, com ganhos nos laços familiares.

 

Mindfulness consists on an approach which stimulates the capacity to heed the present moment, recognizing thoughts, physical sensations and emotions, without judgment yet with curiosity. The basis competence is to learn to observe, whilst recurring in a conscious manner to the five senses, the cognitive routines which self-perpetuate and that in negative cycles consist in preoccupations about future events, ruminations about past events and formulations about oneself, others and events. Through the practice of mindfulness, one learns to shut down the “auto-pilot” and to assume a wider control in daily situations, breaching the cycle of anxiety, impulsivity, stress, unhappiness and exhaustion.

With this workshop we intend to give the participants a contact with the main theoretical fundaments of mindfulness and an experiential contact with this approach, with proven results both in group therapeutic context and in individual clinical work with children and adolescents and their families.

Studies show its significant impact in the capacity of attention, self-control, anxiety regulation, interpersonal problem solving and consequently higher self-esteem and feeling of global well-being, strengthening family ties.

 

Palavras-chave/Keywords

Mindfulness, Experiencial, Família, Bem-estar global, Atenção focada.

Mindfulness, Experiential, Family, Global well-being, Focused attention.




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