Plano bullying: comunicação e intervenção na família e nas escolas = Bullying plan: communication and intervention in family and schools

Sónia Raquel Seixas, Luís Fernandes

Resumo


O bullying surge como um fenómeno comum nas escolas, particularmente do 1º ao 3º ciclo de escolaridade. Trata-se de um problema sério para os alunos envolvidos (agressores e vítimas) que se reflete não só ao nível da sua saúde física e mental, como também ao nível dos desempenhos escolares. Para os níveis de incidência dos comportamentos de bullying diminuírem, torna-se necessária a tomada de medidas, sejam elas de carácter preventivo ou interventivo.

O presente workshop tem como principal objetivo caracterizar o fenómeno bullying em contexto escolar e, simultaneamente, proceder à apresentação de um conjunto de materiais pedagógicos, concebidos para dinamizar sessões com alunos do ensino básico, focalizadas no desenvolvimento de competências de combate ao bullying.

Com estas ferramentas de trabalho, pretendem-se alcançar os seguintes objetivos: Promover o conhecimento do fenómeno bullying nomeadamente diferenciando-o de outros comportamentos aparentemente similares; Desmistificar falsas crenças associadas à natureza deste fenómeno, às suas implicações ou aos seus intervenientes mais diretos (agressores e vítimas); Promover o desenvolvimento de estratégias para lidar com o bullying, consoante os diferentes papéis de observadores e de vítimas.

 

Bullying emerges as a common phenomenon in schools, particularly from primary to junior high schools. This is a serious problem for students involved (bullies or victims), with reflections not only in terms of their physical and mental health, but also in terms of their school performance. In order to lower bullying incidence, it becomes necessary to take measures, either preventive or interventional.

This workshop’s main objective is to characterize bullying phenomenon in schools and simultaneously to present a set of educational materials designed to support sessions with primary and junior high school students, focused on developing skills to combat bullying.

With this set of tools, we intend to achieve the following objectives: Promote awareness of bullying phenomenon, particularly differentiating it from other similar behaviors; Demystify false beliefs associated to the nature of this phenomenon, to its implications and to most direct involved students (bullies and victims); Promote the development of strategies to deal with bullying, according to observers and victims’ different roles.

 

Palavras-chave/Keywords

Bullying; Estratégias de prevenção; Materiais pedagógicos.

Bullying; Prevention strategies; Teaching materials.

 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt